Sofia Lourenço; 04/10/2024 às 18:30

13ª edição do projeto ‘Navegar é Preciso’ promove imersão na Amazônia

A expedição cultural de cinco dias a bordo do navio Iberostar Grand Amazon, realizada pela Auroraeco, oferece visitas a santuários ecológicos, passeios de lancha por igarapés e avistamento de botos

Entre 28 de abril e 2 de maio de 2025, ocorre a 13ª edição do projeto cultural “Navegar é Preciso”. A expedição contará com a atriz, compositora e cantora Zélia Duncan, como atração musical da edição.

Imagem: Divulgação

Durante a viagem também estão previstos encontros com dois grandes escritores brasileiros, os romancistas Mariana Salomão Carrara, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura de 2022 com “Não Fossem as Sílabas do Sábado” (Todavia), e Jeferson Tenório, consagrado com o Prêmio Jabuti de 2023 na categoria Melhor Romance Literário, com “O Avesso da Pele” (Companhia das Letras). 

A expedição terá início no porto de Manaus, a bordo do navio Iberostar Grand Amazon, que acomoda 124 pessoas e é considerado a opção mais luxuosa para cruzeiros pela Amazônia. Ao longo dos cinco dias os viajantes embarcarão em uma programação que, para além da proposta cultural, proporciona escalas em diferentes pontos da selva amazônica, onde serão realizadas excursões em barcos de menor porte para explorar a densa vegetação nativa em meio aos igarapés.

Imagem: Divulgação

Intercalados entre os dois encontros literários diários, um matinal e outro vespertino, às margens do Rio Negro, a programação do “Navegar é Preciso” também inclui: caminhadas pelas matas, avistamento de botos-cor-de-rosa e do encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões, banho em uma praia erma de rio, focagem de fauna noturna (aves, jacarés e alguns mamíferos), passeios pela região do Parque Nacional de Anavilhanas, segundo maior arquipélago fluvial do mundo, com mais de 400 ilhas e 60 lagos e visita à Fundação Almerinda Malaquias, instituição que promove educação ambiental, ecoturismo e geração de renda para crianças, jovens e adultos.

 

Imagem: Divulgação

“O projeto nasceu durante uma conversa que eu tive com o Rafael Seibel, da Livraria da Vila, quando tivemos a ideia de fazer um encontro literário a bordo de um cruzeiro. Como a livraria faz frequentemente muitos lançamentos, já na primeira edição tivemos a oportunidade de convidar Laurentino Gomes, Mary Del Priore e José Eduardo Agualusa. Fizemos essa curadoria de autores sem muita ideia do que poderia acontecer, mas logo no fim do primeiro dia, juntamente com o público, vivenciamos uma experiência incrível. Tive a oportunidade de participar de todas as edições do Navegar é Preciso e posso assegurar que cada uma delas é muito especial e única. Para a Auroraeco, o projeto contribuiu para que tivéssemos muita visibilidade e foi também uma forma de ampliarmos nosso conceito de viagem para um novo público. O Navegar é Preciso tem, para mim, um valor sentimental. É uma experiência transformadora. Só mesmo indo para entender”, assegura Guilherme Padilha, sócio e fundador da Auroraeco, operadora com excelência em ecoturismo que organiza a viagem.

Sobre Mariana Salomão Carrara

Nascida em São Paulo, em 1986, Mariana Salomão Carrara é escritora e Defensora Pública. É autora de romances como Se Deus me Chamar Não Vou (2019), indicado ao Prêmio Jabuti, É Sempre a Hora da Nossa Morte Amém (2021), finalista do Prêmio São Paulo, e Não Fossem as Sílabas do Sábado (2022), vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura de 2023. Seu mais recente livro, A Árvore Mais Sozinha do Mundo, foi lançado em agosto de 2024.

Sobre Jeferson Tenório

Nascido no Rio de Janeiro em 1977 e radicado em Porto Alegre, Jeferson Tenório é doutor em Teoria Literária pela PUC-RS. Ex-colunista do Zero Hora e UOL, foi professor visitante na Brown University, EUA. Autor dos romances Estela sem Deus (2018) e O Avesso da Pele (2020), vencedor do Prêmio Jabuti, teve suas obras traduzidas para vários idiomas e vendidas em países como EUA, Portugal e França.

Sobre Zélia Duncan

A cantora iniciou sua carreira em 1981 e ganhou destaque nacional em 1995 com a música “Catedral”. Ao longo de 41 anos, lançou 15 discos, 5 DVDs, ganhou prêmios, discos de ouro e de platina, e colaborou com grandes nomes da música brasileira. Em 2019, lançou o álbum “Tudo É Um” e concorreu ao Grammy Latino. No mesmo ano, lançou o álbum-manifesto “Eu Sou Mulher, Eu Sou Feliz”. Também foi colunista do jornal O Globo e roteirista do Prêmio da Música Brasileira. Em 2021, publicou o livro “Benditas coisas que eu não sei”, indicado ao Prêmio Jabuti. Em 2023, recebeu a medalha Chiquinha Gonzaga. Atualmente, está em turnê com o show “Sem Tirar os Olhos do Mundo”.

Sobre o Navegar é Preciso

O Navegar é Preciso foi criado em 2011 em uma parceria entre a Auroraeco e a Livraria da Vila, rede de 18 lojas instaladas em São Paulo, Brasília e Paraná. Ao longo de 13 edições, além de apresentar espetáculos musicais e teatrais, o projeto já promoveu encontros literários memoráveis com dezenas de autores.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.