2020 foi um ano diferente em muitos sentidos, tudo mudou e se transformou. Em todos os setores da sociedade foi necessário se adaptar e na comunicação não foi diferente: muitas tendências no Jornalismo, na Publicidade e no Marketing surgiram. Acompanhando este movimento, o Design também se reinventou, na medida em que marcas e empresas precisaram renovar suas formas de se comunicar.
Paleta de cores neutras
Elas representam calma, compreensão e positividade, sensações necessárias no mundo caótico que nos encontramos.
Fontes serifadas
De maneira geral, a serifa é um artifício a mais na letra que aumenta a legibilidade. Por outro lado, as letras com serifa estão relacionadas a atividades menos modernas e mais tradicionais, nos passando a sensação de segurança.
Realidade 3D e profundidade
A tendência 3D atingiu seu pico em 2019 e certamente não desaparecerá tão rapidamente. Graças às oportunidades de recursos modernos de tecnologia e software, em 2020, continuaremos vendo mais composições impressionantes de design gráfico em 3D. Além disso, para ser mais criativo, os designers costumam combiná-lo com outras realidades, como fotos e objetos bidimensionais.
Minimalismo
O design gráfico minimalista é um dos movimentos mais importantes do Design dos séculos 20 e 21. Sua principal influência veio da cultura japonesa, baseada na filosofia Zen, que transmite a ideia de liberdade e essência da vida, revelando a qualidade inerente dos materiais e objetos utilizados. Para utilizar esse estilo de design, o profissional tende a usar mais espaço em branco, uma tipografia simples e menos rebuscada, grid layout com menos cor.
Retrô: elementos e paletas inspiradas nos anos 80
O estilo de design gráfico retrô ou vintage é fortemente inspirado em tendências das décadas de 1950 a 1980, no que diz respeito ao uso de cores e elementos gráficos. Utiliza uma abordagem emocional, evocando, principalmente, a nostalgia e melancolia.
Posts carrossel
Em 2021 os posts carrossel seguem em alta nas mídias sociais. Essas imagens são compartilhadas principalmente no Instagram ou no LinkedIn, redes que suportam esse estilo de imagem, e tratam-se de posts que funcionam como uma espécie de “álbum”, nos quais é possível inserir diversos itens num mesmo post.
Formas geométricas
O último ano foi marcado pelo uso de muitas formas fluidas. Para 2021, podemos esperar formas geométricas rígidas, de forma a remeter a ordem, consistência e estrutura à imagem.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.