Tuane Silva; 04/08/2022 às 12:00

Observatório da Governança Ambiental do Brasil é lançado com objetivo de aprimorar políticas ambientais

A ação é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam) e será um mecanismo de controle social multidisciplinar

Nesta quinta-feira, 4, às 18h, por meio do YouTube, ambientalistas e especialistas do Brasil e do exterior lançam o Observatório da Governança Ambiental do Brasil (OGAM), que terá como objetivo influenciar as decisões e aprimorar as políticas voltadas para o meio ambiente.

A ação é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), e será um mecanismo de controle social multidisciplinar. Um dos principais focos do OGAM, segundo Carlos Bocuhy, presidente do Proam, será a reestruturação e o aprimoramento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).

Segundo a bióloga do Instituto Oceanográfico da USP, Yara Schaeffer-Novelli, que também colaborou com a criação do Observatório da Governança Ambiental do Brasil, “a ciência deve estar presente na construção das propostas de políticas públicas, subsidiando a boa e democrática governança ambiental”.

Segundo o Portal OECO, movimentos ambientais e ativistas poderão, de forma independente, contribuir de forma efetiva e como elemento de exigência social para o aprimoramento da governança ambiental do Brasil. As sugestões podem ser enviadas até o dia 19 de agosto de 2022 para o e-mail proam@proam.org.br, com o assunto “Contribuição para a governança ambiental do Brasil”.

Para acompanhar o lançamento do OGAM nesta quinta-feira, às 19h, basta entrar no link

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.