Por Isabella Botelho; 22/02/2019 às 07:00

Nescau, Natura e Corona a favor da mesma causa

A redução do plástico vem se tornando um objetivo comum para diversas marcas

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), metade do plástico consumido no mundo é descartável e, pelo menos, 13 milhões de toneladas vão parar nos oceanos prejudicando mais de 500 milhões de espécies marinhas, das quais 15% está diretamente ameaçada de extinção.

Atualmente, a poluição por plástico é um dos grandes problemas socioambientais do planeta afetando o ecossistema como um todo, desde a vida marinha até o dia a dia do homem. Frente a essa realidade, diversas marcas passaram a
posicionar-se a favor da redução do uso de materiais plásticos.

Conheça 3 marcas que lançaram campanhas pela redução do plástico:

1.  Nescau, Nestlé:

Recentemente, a Nescau, do grupo Nestlé, anunciou que irá substituir os canudos plásticos dos produtos por canudos de papel biodegradáveis.

Segundo a diretora de bebidas da Nestlé Brasil, Fabiana Fairbanks, a companhia tem o objetivo de tornar todos os seus plásticos recicláveis e reutilizáveis até o ano de 2025.

O anúncio faz parte de uma série de ações sustentáveis da marca a fim de conscientizar seus consumidores acerca do descarte correto das embalagens. A empresa atuará ainda, em parceria com o Projeto Tamar, que atua na busca pela preservação das tartarugas-marinhas, cujas principais ameaças são os produtos plásticos.

2. Natura:

Com os dizeres “Até 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes”, a Natura tenta sensibilizar seus consumidores a respeito da importância da redução de plástico através de um post no Instagram feito em 06/02.

 

A marca de cosméticos assinou em outubro de 2018 o Compromisso Global por uma Nova Economia do Plástico, que tem como objetivo erradicar o desperdício e a poluição causados pelo material. Os signatários do acordo são responsáveis por 20% de todas as embalagens plásticas no mundo.

O compromisso global estabelece metas que incluem eliminar embalagens plásticas desnecessárias e incentivar o uso de modelos reutilizáveis e recicláveis, e circular o plástico produzido, aumentando a quantidade do produto transformados em novas embalagens.

3. Corona + Parley for the Oceans:

A cerveja Corona anunciou, em parceria com a Parley for the Oceans, o lançamento, no Brasil, de um projeto global voltado para o combate aos plásticos nos oceanos.

O projeto foi inicialmente lançado em 2017 e já recolheu mais de 1.500 toneladas de lixo plástico em praias de 15 países, engajando 7 mil voluntários. As ações se baseiam em três pilares principais: evitar o uso de plásticos; interceptar e recolher esses materiais nas praias; e recriar produtos a partir dos rejeitos plásticos.

No Brasil, ao longo do ano, a Corona e a Parley realizarão mais de 20 limpezas nas praias e diversas campanhas de conscientização e de mobilização para combater o lixo nos oceanos. A primeira grande ação aconteceu no domingo,
17/02, com um mutirão para limpar uma praia na ilha de Fernando de Noronha.

“Optamos por iniciar o trabalho em Fernando de Noronha por conta da importância desse paraíso natural e do movimento que já acontece na ilha para acabar com o uso e a comercialização de itens plásticos”, afirma Bruna Buás, diretora de Marketing de Corona.

No dia, Gabriel Medina, bicampeão mundial de surfe, participou da ação em companhia dos atores Juliana Paiva, Paulinho Vilhena, Maria Joana, Felipe Roque e Carol Castro, além dos influenciadores Iaponã (Neuronha), Tuca Noronha, Carol Dantas e o noivo Vinícius Martinez, tudo para apoiar a causa do projeto CoronaxParley.

Além da ação de limpeza das praias, para incentivar os comerciantes locais, a partir do dia 13 de abril, a Corona e a Parley iniciarão uma campanha para a troca de canudos e matérias plásticos por itens sustentáveis.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.