De 14 a 20 de outubro acontece o “Festival SESI Cultura Infância – Uma Visão de Futuro”, com o objetivo de valorizar as fases de desenvolvimento de crianças e adolescentes, por meio de manifestações artísticas, culturais e formativas. A programação oferecerá mais de 15 atrações nacionais e locais, com brincadeiras, espetáculos, oficinas de teatro, lançamento de livro, palestras e outras atividades para todas as idades.
Realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o festival é um evento cultural de artes integradas voltadas para as infâncias e propõe mostrar que a arte é uma das facetas do “brincar”, além de um importante instrumento de expressão e comunicação entre as infâncias, ao mesmo tempo, em que incentiva o contato com o universo artístico.
Com base em princípios pedagógicos e respaldado por diversas áreas do conhecimento, o evento vai explorar o papel da arte na formação integral das crianças. Segundo Márcio Braz, idealizador do festival e Analista de Cultura do SESI, a programação promoverá um espaço de criação, aprendizado e interação, respeitando cada etapa do crescimento.
“A ‘Cultura Infância’ engloba múltiplas dimensões, abordando a infância não apenas em seus aspectos biológicos, mas também nos antropológicos, sociológicos e políticos. Ao mesmo tempo, apresenta o brincar como a principal forma de expressão da criança, onde ela constroi significados e interage com o mundo ao seu redor, em suma ela produz cultura”, declara.
Programação diversificada
Um dos espetáculos do Festival SESI Cultura Infância será o musical “Pianíssimo”, do renomado compositor Tim Rescala, com participação especial da atriz carioca Soraya Ravenle e da Orquestra Amazonas Filarmônica; “O Pedro e o Lobo” e “Baú de Fundo a Fundo”, ambos apresentados pelo grupo mineiro Giramundo; além de “O canto do medo”, uma peça voltada para bebês, produzida pela artista brasiliense Clarice Cardell.
Haverá ainda espetáculos das companhias amazonenses: “Palhaço de la Mancha”, apresentado pelo Centro Cultural Barravento; “Cabelos Arrepiados”, do Buia Teatro; “O casamento da filha do Mapinguari”, do grupo Vitória Régia; e “Brincadeiras”, encenado pela Cia Metamorfose.
Outro destaque são as oficinas gratuitas de teatro, como “A poética do teatro para a primeira infância”, de Clarice Cardell; “Bonecos Babebibonecos”, do artista visual Dante. Em paralelo, o autor amazonense Tércio Silva fará o lançamento do seu livro “Meu Gato pensa que é um Cachorro”.
Além disso, o teatro do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) será palco do show de bonecos “Bom pra Cachorro”, realizado pela Cia Caixa do Elefante e com apresentação do cão Abelardo, que também é o porta-voz oficial do festival. Abelardo é um cachorro muito inteligente, personagem do ator Tércio Silva, e promete gravar muitos vídeos para apresentar e divulgar o festival nas redes sociais.
Já no Casarão de Ideias, a atriz, produtora e ativista da Cultura Infância, Isabela Silveira, irá apresentar a palestra “Abordagens não-adultocêntricas da gestão em cultura”, enquanto o ator, cenógrafo e diretor artístico da Cia Caixa do Elefante, Mário de Ballentti, conduzirá o workshop de bonecos de luva.
O festival será realizado em diversos locais da cidade de Manaus, como o Teatro Amazonas, Teatro ICBEU, Largo de São Sebastião, Casarão de Ideias, Cine Carmen Miranda, Carreta Palco SESI e Escola SESI Dr. Francisco Garcia (Creche). No interior, o evento estará nas cidades de Iranduba e Itacoatiara, que estão na Região Metropolitana de Manaus.
“Queremos celebrar as infâncias compreendendo que as crianças são agentes ativos na sociedade, com visão de futuro, e o futuro é hoje”, destaca Braz.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.