Entre os dias 23 e 26 de outubro, a Estância Turística de Salto, em São Paulo, será palco da 10ª edição do Curta Salto – Festival do Primeiro Filme. O evento, que se consolidou como uma plataforma para cineastas iniciantes, celebra o cinema emergente e promove a formação de novos talentos no audiovisual. Com uma programação gratuita e diversificada, o festival inclui exibições de filmes e oficinas especializadas em formato online, proporcionando uma experiência enriquecedora para participantes de todo o Brasil.
Nesta edição, o Curta Salto oferecerá duas oficinas gratuitas e abertas ao público de todo o país: “Produção do Primeiro Filme – Da ideia ao festival”, ministrada pela cineasta Lilian Solá Santiago, e “Distribuição de curtas-metragens no circuito de festivais”, conduzida pela especialista em produção executiva Flávia Rabachim. As oficinas são voltadas para cineastas iniciantes e têm como objetivo oferecer uma visão abrangente dos processos de produção e distribuição de filmes. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site oficial do festival: www.festivalcurtasalto.com.br . As aulas acontecerão das 19h às 22h, via Zoom.
A oficina de Lilian Solá Santiago abordará desde a elaboração de projetos culturais até a captação de recursos e o ciclo completo da produção cinematográfica. Já Flávia Rabachim, em sua oficina, trará estratégias de distribuição para curtas-metragens, com foco em inscrições para festivais e o registro de direitos autorais.
O Festival Curta Salto já se firmou como um marco na formação e exibição de cinema na cidade e no Brasil, tornando-se um espaço vital para cineastas que buscam seu primeiro contato com a indústria
Sobre Lilian Solá Santiago e o Festival Curta Salto
O Curta Salto foi idealizado por Lilian Solá Santiago, documentarista, pesquisadora e produtora cultural pioneira do cinema negro no Brasil. Em sua carreira, que começou com o documentário “Família Alcântara” (2006), co-dirigido com Daniel Santiago, Lilian dirigiu mais de uma dezena de filmes que abordam, de forma inovadora, questões negras e indígenas sob uma perspectiva decolonial. Com uma trajetória marcada por prêmios no Brasil e no exterior, Lilian é bacharel em História, mestre em Integração da América Latina e doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP).
“Concorrer, sentir a adrenalina de estar junto ao público e entender como seus pares estão criando, tudo isso faz parte da experiência de ser cineasta. O Curta Salto é, acima de tudo, uma experiência pedagógica”, afirmou Lilian.
O 10º Curta Salto – Festival do Primeiro Filme é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo, com produção do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com as produtoras Kannon Filmes e Terra Firme Digital.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.