O espetáculo “Provérbios de Burro”, que completa cinco anos de trajetória no Brasil e no exterior em 2024, celebra as conquistas alcançadas a cada temporada. Dirigido, produzido e protagonizado por Ítalo Rui, com dramaturgia de Marcos Miramar, o monólogo acumula apresentações em renomados festivais e prêmios que atestam sua relevância.
Ao longo de sua jornada, “Provérbios de Burro” esteve em eventos importantes, como o Congresso Internacional de Teatro do Amazonas (CITA) e o Festival Internacional de Artes Vivas de Loja, no Equador, onde foi apresentado a convite da Universidade Católica de Loja (UTPL). Além disso, o espetáculo também passou pelo histórico palco do Theatro José de Alencar, em Fortaleza. Em 2024, a peça foi duplamente premiada na 18ª edição do Festival de Teatro da Amazônia, conquistando os prêmios de “Melhor Dramaturgia” e “Melhor Atuação”, além de receber indicações nas categorias de “Melhor Iluminação” e “Melhor Espetáculo”.
“São cinco anos em que mantemos o espetáculo em cartaz. Realizamos uma circulação pelo interior do Amazonas e por outras cidades brasileiras, produzimos um livro e até fizemos uma apresentação internacional no Equador. Este é um momento de celebração”, refletiu Ítalo Rui. “Os prêmios são o reconhecimento pelo trabalho e dedicação investidos.”
“Provérbios de Burro” nasceu de uma colaboração com o dramaturgo Marcos Miramar, de Fortaleza, que escreveu o texto para uma disciplina de mestrado na Universidade Federal do Ceará.
“Era algo que ficaria só dentro da universidade mesmo. Mas quando ouvi Marcos ler o texto para todos da turma, me apaixonei pela dramaturgia e pedi para montar. Esse texto foi o que me deu o gás para voltar à sala de ensaio depois de dois anos afastado dos palcos”, lembrou o artista. “Foi muito simbólico ganharmos o prêmio de melhor dramaturgia e melhor atuação. Porque foi através do texto que atuei em muitas frentes, como diretor, como produtor e como ator em um monólogo”.
Uma curiosidade, de acordo com Ítalo Rui, é que “Provérbios de Burro” foi inspirada no conto do Lewis Carrol, “Alice Através do Espelho”. Ele explica que, na montagem, há algumas referências sobre o universo criado por Lewis, mas é muito sutil em uma livre inspiração.
“Apresentar no Equador para uma plateia estrangeira também foi uma experiência bastante intensa. A proximidade dos nossos idiomas ajudou o público a compreender o trabalho, recebi depoimentos muito fortes e bonitos lá. Foi incrível conhecer a cena teatral latino-americana”, pontuou o ator.
Livro
Em 2022, a peça gerou a publicação “Do Diário à Cena”, um livro que documenta o processo criativo de “Provérbios de Burro”. A obra inclui a dramaturgia completa, relatos dos bastidores e contribuições dos artistas envolvidos, além de croquis de figurino, iluminação, fotos de ensaios e QR codes com vídeos inéditos.
“É um material muito rico, um diário que apresenta o percurso de criação do ‘Provérbios’, de um jeito bem poético, sensível e acessível. Não é um livro acadêmico, é um livro de artistas para pessoas interessadas e curiosas em Teatro”, explicou Ítalo Rui.
A edição impressa está disponível na biblioteca da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); e no Casarão de Ideias (Rua Barroso, 279, Centro). O acesso para edição em PDF está no link do Instagram (@italorui).
Sobre Ítalo Rui
Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará, Ítalo Rui tem uma carreira ampla que inclui teatro, streaming e audiovisual. É formado em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e possui graduação sanduíche em História da Arte pela Universidade de Coimbra. Além de “Provérbios de Burro”, Ítalo é autor de livros como “Veredas da Crítica Teatral Manauara” e “Do Diário à Cena”. Atualmente, é membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro (AICT) e coordenador do projeto Potências das Artes no Norte (PAN), que promove o teatro amazônico através da plataforma de streaming Panplay.
No audiovisual, atuou na série “Aruanas” (TV Globo) e em “O Tempo Passa” (Artrupe). Em breve, Ítalo estará no filme “O Outro Lado do Céu”, de Gabriel Mascaro, e na série “Alucinação” (Canal Brasil e Urca Filmes).
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.