Nos dias 19, 20 e 21 de agosto, a capital amazonense recebe o Coro de Câmara de Campina Grande com a turnê nacional “Vozes Ancestrais: a música coral afro-indígena brasileira”, realizada por meio do projeto Pixinguinha, da Fundação Nacional de Artes (Funarte). O coro marca presença no Teatro da Instalação, na Catedral Metropolitana de Manaus, no Parque das Tribos e no Museu da Amazônia.

O grupo com 42 integrantes, traz um repertório elaborado com composições brasileiras que carregam como tema os elementos culturais advindos e focados na herança afro-indígena. Além do espetáculo premiado, o conjunto apresenta a obra “Cancioneiro Atlântico”, do compositor Danilo Guanais. Em Manaus, as apresentações contam com a participação do Coral da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Coral do Amazonas.
Com o objetivo de divulgar obras de autores nacionais e de unir aspectos musicais e saberes com coros locais das comunidades visitadas, a turnê também passa por Recife, São Luís e Belém ao longo do mês de agosto.

Sobre o Coro de Câmara de Campina Grande
Promovendo pesquisa, performance e difusão da música coral brasileira, o Coro de Câmara de Campina Grande é formado por estudantes, músicos e professores da comunidade e vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Sob a direção do maestro e professor Vladimir Silva, o grupo segue se destacando por sua excelência artística e pela pluralidade de seu repertório.

O grupo já se apresentou em vários estados do Brasil e também no exterior, nos Estados Unidos (2012 e 2017), França (2015 e 2018) e Portugal (2019). Um dos ápices na carreira do coral foi em 2017, na estreia da Missa de Alcaçuz, de Danilo Guanais, no Carnegie Hall em Nova Iorque.
Confira a agenda em Manaus:
- Terça, 19
19h: Vozes Ancestrais: a música coral afro-indígena brasileira, no Teatro da Instalação, em Manaus-AM.
- Quarta, 20
11h: Cancioneiro Atlântico, de Danilo Guanais, na Catedral Metropolitana de Manaus, com o Coral da Universidade do Estado do Amazonas
19h: Concerto com coros locais, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, incluindo o Coral do Amazonas
- Quinta, 21
10h: Visita ao Parque das Tribos
15h: Visita ao Museu da Amazônia

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.