Patrícia Patrocínio; 11/08/2021 às 11:25

Conheça Yaneza, a nortista que lançou o EP “Era de Aquário” e concorre ao Festival de Música Brasileira de Paracatu

Com uma pluralidade de sons e mensagens, a artista compartilha conosco sua verdade, visão de mundo e crenças

A arte feita na Região Norte sempre terá a diversidade como parte fundamental de sua expressão e é o que observamos no EP “Era de Aquário”  da cantora e compositora, Yaneza. Com uma pluralidade de sons e mensagens, a artista compartilha conosco sua verdade, visão de mundo e crenças. Lançado ao público por meio do projeto Prêmio Feliciano Lana, do Governo do Estado do Amazonas, o EP está disponível em todas as plataformas digitais e conta também com um  show completo no canal da artista no Youtube. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por YANEZA (@yanezaoficial)

O objetivo da cantora em seu primeiro trabalho autoral é fazer com que as pessoas se identifiquem e percebam a verdade dentro de cada um, são 7 faixas que carregam a missão de fazer o público se inspirar e assumir o seu poder pessoal. Além disso, todas as faixas conversam também com questões íntimas e subjetivas de um jeito direto e um pouco inquieto, passando a mensagem de ação e empoderamento dos seus processos.

Sobre a artista

Yaneza, 29, é natural de Santarém e conta que desde criança a música está presente em sua vida e faz parte de sua trajetória. Em 2015, a cantora graduou-se em Engenharia de Petróleo e Gás, mas foi na música o lugar onde a artista encontrou espaço para deixar sua mensagem. 

Atualmente morando em Manaus, a cantora também é professora de Yoga, onde trabalha com a prática do Kirtan e encontro dos mantras. Navegando por estilos como Reggae e o Rap e com isso suas composições também possuem influências em tais gêneros. Em entrevista ao Mercadizar, ela contou com traz essas influências em suas produções: 

“Algumas músicas no meu EP eram Rap’s, mas quando a gente foi produzir decidimos fazer algo mais orgânico, sem usar samples e por isso, mudamos a levada. Mas por exemplo, Era de Aquário, a faixa que leva o nome do EP, ela é toda em rap. E esse EP ele vem para comunicar uma nova era, uma nova maneira de ser e estar no mundo e o rap conversa bastante com ele nesse sentido: com esse trabalho, eu consigo interagir diretamente com o receptor e o rap é isso, ele manda uma mensagem direta. Nesse quesito, esse meu primeiro tem exatamente esse objetivo. E em relação ao Reggae, as levadas do EP tem influência dele, eu gosto muito da cultura do Reggae, da batida e das referências.”

Nascida e criada em estados diferentes da Região Norte, perguntamos de Yaneza como o fato de ser nortista se traduz em suas obras e ela compartilhou:

“Quando eu componho sai muito funk, reggae, uma mistura. Quando eu mostro para as pessoas que vão produzir minhas composições, elas ficam muito em dúvida e me perguntam “é isso mesmo?”. Eu decidi assumir que eu sou essa mistura louca. Em termos de origens, eu venho de uma família afro-brasileira e europeia e essa mistura se juntou e me tornou isso. A minha representação no mundo é uma miscigenação, é uma mistura de culturas e é isso que representa o próprio Brasil e o Norte ele ferve mais isso. O Brasil ele abarca esses diferentes povos e culturas e isso é um terreno fértil para que uma coisa nova possa brotar e florescer, e eu acho que eu brotei dessa mistura.

Em relação à ideia do tema “Era de Aquário”, Yaneza se formou como professora de Kundalini Yoga, uma ciência milenar sobre a arte de lidar com a expansão da consciência e que aborda a Era de Aquário. Esses professores são conhecidos como “professores aquarianos”, os responsáveis por guiar as pessoas nessa nova era e foi daí que a artista encontrou inspiração para compor o EP, ela conta:

“Uns anos atrás eu li um livro que aprofundava bastante sobre o assunto e isso me inspirou, ele falava da nova era que ia entrar e a consciência ia mudar, muitas transformações iam acontecer o tempo todo, quebra de padrões e rupturas e isso já está acontecendo. Se formos olhar para trás, por exemplo, o que nós víamos na tv é inadmissível atualmente. A prática de yoga me inspirou e basicamente, tudo que eu tenho vivido, eu expresso na minha arte.” 

Yaneza está concorrendo no Festival de Música Brasileira de Paracatu, sendo a única representante do Amazonas; De 187 músicas selecionadas, a artista marca sua presença no tradicional concurso musical. 

Confira abaixo o show da artista:

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.