Perfil do Profissional de Marketing Digital

Por
Alane Ferreira
Há 1 ano atrás
Quem é Alane Ferreira ?

Relações Públicas, especialista em Comunicação Empresarial com alta experiência em gestão de eventos, planejamento e execução de projetos.

Atuou como Relações Públicas na instituição de ensino ICBEU Manaus, Assessora de Comunicação no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas, Analista de Marketing na Saraiva, Diretora Executiva na VR Assessoria e Professora Substituta no Departamento de Comunicação Social no curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas. Também teve experiência no Comitê Olímpico Rio 2016 na coordenação de equipes e receptivo de mídia.
É assessora de Comunicação e Marketing do Malgueiro Campos Advocacia em São Paulo.



Desde o surgimento das ferramentas de #automaçãodemarketing, as facilidades de usabilidade autônoma dos recursos pelos #empreendedoresdigitais têm sido um fator positivo no que desburocratiza e diminui custos do #processodecomunicação. No entanto, há uma preocupação sobre o impacto dessa acessibilidade na economia de trabalho disruptiva vigente.

Já vivemos um período em que a #inovaçãotecnológica e a #inteligênciaartificial constroem novos caminhos, refazem processos hoje mais simplificados e criam novos postos de trabalho. As atividades empresariais agora são mais descentralizadas, exige-se um trabalhador “faz tudo”. O consumidor conectado está mais atento e a relevância das marcas em seus nichos dependem muito mais de relacionamento do que de ofertas.

Empresas com maior poder de investimento contratam especialistas ou agências para cuidar de seus negócios na web. Enquanto pequenos e médios empresários imergem no “faça você mesmo” do marketing digital. E assim como profissionais de mídias sociais, muitos deles têm utilizado boas ferramentas de automação de dados comunicacionais, tanto para #inboundmarketing quanto para #gerenciamentoderedessociais, e sem dúvida gerado bons resultados.

Por outro lado, há também empresas publicando contratação de quaisquer usuários da internet com facilidade de uso das mídias sociais para aplicar um plano de comunicação.

O uso das ferramentas hoje disponíveis é tão simples que qualquer um pode fazer o trabalho a nível operacional básico. E existem inúmeros cursos e #how to do orientando o passo a passo. Porém, o que fazer com os dados coletados além de quantificá-los e amaciar o ego dos gestores, é a questão.

Mas para o Profissional (reforço em P maiúsculo para designar aqueles que passam anos estudando e aprimorando conhecimentos em comunicação) não importa a ferramenta. O importante é entender como o público de interesse se comunica, executar conteúdo que preserve o objetivo empresarial e filtrar como esse público reage às suas comunicações. Isso não é tarefa fácil. 

Raciocínio lógico, domínio da língua portuguesa, vivência direta com o consumidor, pesquisas qualitativas, conhecimentos em neuromarketing, compreensão dos públicos e das estratégias do negócio são algumas das habilidades necessárias para a #interpretaçãodedados cuja atividade requer um olhar atento às expressões, à movimentação, aos interesses do cliente final, mas também visão de mercado para enxergar nas tendências grandes oportunidades.

Parece uma informação generalista, todavia há necessidade de um profissional de comunicação preparado para lidar com diferentes cenários – com ou sem ferramentas de automação – que saiba planejar e pôr em prática os objetivos de marketing e assim gerar qualidade das ações e resultados mais claros.

Com tantas mudanças no mercado de comunicação, espera-se que jornalistas, relações públicas, profissionais de marketing, publicitários e social media, preparem-se mais estrategicamente do que operacionalmente para lidar com os dados advindos de tais ferramentas. Caso contrário, nossas posições de trabalho serão oficialmente desvalorizadas e subjugadas por entusiastas flutuantes.


Essa é uma opinião do autor e não do Portal Mercadizar.


*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.