O Mercado Publicitário na Região Norte

Por
Eulália Xavier Ribeiro
Há 1 ano atrás
Quem é Eulália Xavier Ribeiro?

Formada em Administração, pós graduada em Marketing Empresarial, Metodologia do Ensino Superior, Desenvolvimento Regional, Gestão de Pessoas e MBA em Gestão e Business Law.

Já atuou como Diretora Comercial em veículos de comunicação, rádio, TV e jornal e na Docência Superior nos cursos de Administração, Publicidade e Jornalismo.

Atualmente é CEO da VR Assessoria em Comunicação e Marketing, Diretora Executiva da agência de publicidade Mene & Portella e estudante de Direito.

Seu mais novo projeto é este portal, com intuito de dar vez e voz à região norte do país, o Mercadizar foi idealizado para o desenvolvimento do mercado na Amazônia.



Fazendo uma análise mercadológica do segmento publicitário do norte do Brasil, observa-se uma mudança transformadora, com o número de agências de publicidade crescente a cada dia e com a formação profissional que reflete a modernidade, trazendo novos hábitos de consumo e comportamento nas campanhas de publicidade ora veiculadas.

Deve-se esse desenvolvimento aos investimentos das Universidades aqui instaladas, que se esmeram em ofertar cursos com qualidade e conteúdo, alunos ávidos pelo conhecimento técnico, professores empenhados em desenvolver aulas teórico-práticas, proporcionando aos acadêmicos a vivência da realidade do mercado, fomentando com este comprometimento, um ganho real na qualificação do ensino.

É usual se ver os profissionais veteranos buscando contínua atualização e estudantes em busca de oportunidades enquanto estão na academia. Esse comportamento faz a diferença e garante ao profissional sua empregabilidade a partir de suas experiências e de seu portfolio.

Este desenvolvimento reflete na qualidade das edições dos Jornais e Revistas, nos intervalos comerciais das emissoras de TV e Rádio, mídias Out of Home, Internet etc., na narrativa de cada meio, buscando atingir cada público com seu comportamento e ponto de afinidade e principalmente com conteúdo relevante para cada público impactado pela mensagem.

Enfim, um crescimento de qualidade significativo, que valoriza tanto a qualidade do serviço das agências, quanto dos profissionais que nela atuam, elevando efetivamente suas respectivas marcas.

Outro fator essencial para o desenvolvimento do mercado é a comunicação multiplataforma, que torna possível disponibilizar conteúdo em diversos meios na hora e da forma que o público-alvo quer.

Importante lembrar que os meios de comunicação se diversificaram, a comunicação ganhou diversidade, dinâmica e rapidez. Cada meio tem sua narrativa, cada público com seu comportamento exige conteúdo relevante para o seu consumo.

Diante dessa transformação, o segmento publicitário ganha força, ao poder compartilhar a comunicação de seus clientes em diferentes canais, integrando plataformas tradicionais com as ferramentas multimídias, mas, ainda se faz necessário avançar na mudança de cultura de muitos anunciantes, que ainda acreditam no resultado apenas em mídias tradicionais, deixando o seu planejamento de mídia sem um complemento essencial, as consideradas novas mídias.

A publicidade deixou de ter um alcance local, sua veiculação tem abrangência global com a utilização da comunicação em multimeios. A internet aproximou todos a tudo e a instantaneidade nas informações proporciona a oportunidade da interação real time com pessoas e empresas.

Para finalizar, uma dica importante:

 Hoje, para se contratar um profissional, a maioria das agências divulgam suas vagas: exige-se experiência comprovada na função.

Formar experiência é a garantia contínua de profissionais qualificados no mercado publicitário da região norte. Vamos em frente, que seremos o que quisermos ser.

 


Essa é uma opinião do autor e não do Portal Mercadizar.


*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.