Isabella Botelho; 10/08/2020 às 11:00

WhatsApp lança recurso que permite pesquisar sobre veracidade de mensagens encaminhadas

Botão abre a opção de pesquisa no Google para verificar as informações da mensagem repassada 

Em mais uma medida de combate a disseminação de fake news, o WhatsApp agora permite que os usuários verifiquem a veracidade de mensagens encaminhadas. O novo recurso funciona de forma simples: ao receber uma mensagem encaminhada por algum contato, o usuário verá um botão de lupa. Ao clicar no botão, abrirá a opção de pesquisa no Google para verificar as informações da mensagem repassada.

“A partir de hoje, começaremos a testar um novo recurso que permite facilmente verificar na internet o conteúdo das mensagens encaminhadas com frequência: basta tocar ou clicar no botão de lupa que será exibido ao lado da mensagem. Ao fornecer uma maneira simples de pesquisar na internet sobre o conteúdo desse tipo de mensagem, podemos ajudar nossos usuários a encontrar notícias ou outras fontes de informação sobre o conteúdo recebido”, diz o comunicado feito no blog da plataforma.

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Por enquanto, a ferramenta lançada para os sistemas Android, iOS e também para o WhatsApp Web, está disponível apenas no Brasil, Itália, Irlanda, México, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

Esta não é a primeira ação feita pela empresa no combate às notícias falsas: no início do ano, o WhatsApp chegou a limitar o encaminhamento de mensagens a apenas uma conversa por vez, evitando o compartilhamento em massa. Desde então, a plataforma vem investindo cada vez mais em medidas para, principalmente, conscientizar os usuários sobre o assunto. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.