Isabella Botelho; 16/02/2021 às 11:30

Websérie “É de Criativo” apresenta a história de Edmar Costa

Publicitário fundador de agência pioneira no Amazonas faleceu em 2017

Na próxima quinta-feira, 18, estreia a série documental “É de Criativo”. Produzida pela Planos em Sequência, ela homenageia e apresenta a história do publicitário Edmar Costa, fundador da agência Oana Publicidade e um dos principais nomes da publicidade amazonense, falecido em 2017.

Em entrevista ao Mercadizar, Antônio Carlos Júnior, codiretor da série ao lado de Emerson Medina, explicou que a ideia inicial era falar sobre personagens da nossa sociedade, pessoas que tiveram sua importância, um diferencial e acrescentaram para a história da cidade através das suas criações e do seu trabalho. 

“O Edmar era um dos personagens. Ele veio para Manaus, começou na música e, de repente, encontrou-se na publicidade. Ele transformou a Oana numa pioneira na área de publicidade da cidade. Além disso, ele se aventurou como agente de esportes quando agenciou a carreira do Antonio Pizzonia. Ele era um cara de múltiplas camadas e essa personalidade interessava a muita gente, por isso, o nome ‘É de Criativo’. Nós falamos da multiplicidade desse cara que foi sensacional”. 

O projeto, que foi contemplado pelo edital Conexões Culturais da Manauscult, conta com a participação de familiares, amigos, funcionários e clientes, além de personalidades ilustres do mercado como Eulália Ribeiro, Renato Bagre e Torrinho, e participação especial de Antônio Pizzonia.

“É importante que as pessoas vejam o quanto o Amazonas tem de produção de talentos em várias áreas, seja na música, no cinema, nas artes plásticas, mas também na publicidade. As pessoas precisam conhecer quem são esses personagens. O Edmar Costa com certeza é um personagem que se destaca, não só pela sua criatividade, mas também pelo lado humano. Uma coisa que muita gente destacou é sobre como ele era uma pessoa que se importava com quem estava ao lado dele, com quem trabalhava com ele, como ele valorizava isso”, ressalta Emerson.

Com dez episódios, a websérie mergulha na história de Edmar que, vindo de Votuporanga, em São Paulo, chegou à Manaus por volta de 1967, tornando-se popular através do programa “Corujão da Madrugada”, na rádio Difusora, que entrava no ar à meia-noite. O sucesso foi tanto que ele passou a ser conhecido como Corujão.

Ao lado de seu irmão Edson Costa, Edmar fez história no ramo publicitário amazonense através da criação da agência Oana Publicidade, a primeira a receber o registro de agência publicitária e uma das principais e mais renomadas do estado por décadas.

Sob sua direção, a agência venceu o prêmio de Cannes, a mais importante premiação da publicidade mundial. O comercial, criado em homenagem ao Dia da Bandeira, apresentava a bandeira do Brasil construída por palitos de fósforo com a cabeça pintada de verde. De repente, um fósforo é aceso e a “floresta” começa a ser queimada. A locução off, curta e simples, diz: “O verde ocupa a maior parte da nossa bandeira. É preciso preservá-lo antes que seja tarde demais”.

https://www.youtube.com/watch?v=vQN8cTOIIEw&feature=emb_title

“O Prêmio de Cannes foi a cereja do bolo. Foi o filme brasileiro mais premiado daquela década, uma ideia extremamente simples e totalmente atual. O roteiro era muito simples: uma bandeira do Brasil feita de palitos de fósforo imitando uma floresta e, em determinado momento, uma mão acende um fósforo e todos os outros começam a queimar. Foi uma ideia simples, mas de difícil realização. Esse filme ficou uma semana no ar, mas é impressionante como as pessoas se lembram ainda hoje”, afirmou Edson, Superintendente e Atendimento da Oana há 45 anos.

Compositor de jingles, Edmar também foi responsável por campanhas inesquecíveis, como “Manaus Meu Ciúme”, desenvolvida para a Prefeitura de Manaus, na administração de Eduardo Braga, até hoje lembrada pelos manauaras e responsável pela criação de uma forte ligação entre a população e a cidade, e pela campanha que transformou o então território de Rondônia em Estado, nos anos 1980, na administração do governador Jorge Teixeira, coronel do exército e ex-prefeito de Manaus. 

Edmar ainda foi vice-presidente da Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (Alap).

A série estará disponível no canal do YouTube da Planos em Sequência

Ficha técnica

Direção: Antonio Carlos Junior e Emerson Medina

Pesquisa e entrevista: Antonio Carlos Junior, Mônica Dias e Marco Ribeiro

Direção de fotografia:  Ricardo Hossoe e Majestic Produções Multimídia

Edição: David Wilkerson e Pablo Potter

Finalização: Samambaia.me

Trilha Original: Diego Nogueira

Convidados: Edson Costa, Edwar Costa, Ernesto Costa, Samira Nolasco, Elson Mario, Torrinho, Eulália Ribeiro, Renato Bagre, Jefferson Coronel, Alex Gil, Jaime Benchimol, Jorge Bastos, Cristiano Silveira, Beto Coelho, Edgar Alecrim, Gino Padial, Roberto Kahane, Fabio Meira, Paulo Marinho, Fabiana Costa

Participação especial: Antônio Pizzonia

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.