Isabella Botelho; 08/12/2019 às 08:00

Unlock CCXP19 debate oportunidades de investimento no mercado audiovisual brasileiro

O evento antecede os quatro dias de CCXP

A CCXP19, 6ª edição de um dos maiores festivais de cultura pop do mundo, chega ao fim neste domingo, 08. No entanto, nossa equipe, que esteve presente na Unlock CCXP e nos três dias de evento que já se passaram, produziu muito conteúdo para compartilhar a experiência e você “destrancar” a CCXP com a gente!

Realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, antecedendo a semana mais esperada pelos fãs da cultura pop, a Unlock CCXP oferece painéis, bate-papos, entrevistas e palestras com executivos, produtores e diretores para discutir oportunidades de investimento e empreendedorismo nos mercados de entretenimento e audiovisual. Com curadoria de Gustavo Giglio, da Update or Die, e apresentação de Diana Boccara, o evento oferece conteúdo vindo dos maiores players do mercado para aqueles que querem aprender e empreender na área.

O primeiro dia teve um lineup composto por grandes nomes da indústria do entretenimento como Alisson Paese (fundador do Foras de Série), André Vasco (comunicador, empreendedor e músico), Bettina Boklis (Diretora de Marketing da Cinemak Brasil), Bruno Cremona (gerente de patrocínios e eventos da Oi), Felipe Braga (showrunner, roteirista, produtor, criador de Samantha! e co-criador de Sintonia), Gabriel Bá (quadrinista – The Umbrella Academy) e Janaina Augustin (Head de Inovação da O2 Filmes). Fechando o primeiro dia com chave de ouro, fizemos uma visita exclusiva à montagem da feira e pudemos conhecer como é o processo de construção e organização de cada estrutura. 

Depois desse primeiro dia movimentado e recheado de muito conteúdo, o segundo dia trouxe ainda mais informações sobre o universo da cultura pop aos ouvintes. Foram painéis sobre mídias ultrapassando as fronteiras e ganhando novos espaços; como os podcasts estabelecem uma conexão com o público; como usar as tecnologias a favor das narrativas; além de trazer uma discussão sobre o uso da cannabis no mundo e uma emocionante homanegem a Paulo Lima, fundador da revista Trip e um dos mais destacados profissionais de comunicação do nosso país. Também pudemos 

Confira abaixo tudo que rolou em cada painel:

  • Streaming / Modelos de negócio

Mediadas por Rita Moraes, da LB Entertainment, Patrícia Muratori, Head do YouTube Brasil, e Tereza Gonzales, Diretora Sênior da Viacom International Studios, debateram sobre a importância das plataformas de streaming, sobretudo o YouTube, e sobre a democratização da criação de conteúdo. Uma das dicas dadas para quem quer utilizar esta plataforma é pensar como o seu público vai assistir ao conteúdo, já que hoje em dia as pessoas utilizam o telefone como principal acesso à internet, observar o que você tem para dizer e com quem você vai falar – “conheça sua janela” foi uma das frases da Tereza.

Uma curiosidade é que o Brasil está entre os três maiores países com consumo de vídeo através do YouTube (são mais de 102 milhões de brasileiros). Confira a seguir um vídeo apresentado por Tereza, com a divulgação do YouTube Originals, nova plataforma reservada a produções próprias, no Canal Porta dos Fundos em parceria com o youtuber Whindersson Nunes. 

  • Apresentação da pesquisa Geek Power 2019

Otávio Juliato, CCO da Omelete&CO, subiu ao palco da Unlock para apresentar os resultados da pesquisa Geek Power 2019, realizada pela empresa em parceria com a Mindminers. A pesquisa tem o propósito de entender o comportamento do geek brasileiro, além de apresentar uma lista Top of Mind das marcas mais lembradas pela comunidade. Entre as marcas, estão: Adidas, Nike, iFood, Uber Eats, Burker King, McDonalds, Itaú, Nubank, Dell, HP, WhatsApp, Instagram, Netflix, Amazon Prime Video, Disney. Um fato curioso é que a Renault apareceu na pesquisa entre as marcas automotivas pela primeirza vez. Vale lembrar que este ano a marca fez uma campanha com o tema “Caverna do Dragão” e fez sucesso entre os fãs do desenho.

https://www.youtube.com/watch?v=HxcFkrrfiGI

  • Brands experiences CCXP19

Ana Beatriz Parente (Telecine), Bettina Boklis (Cinemark), Bruno Cremona (Oi), Emerson Cação (Hershey´s), Luciano Lucas (Coca-Cola/Fanta) e Marcela Miranda (Trigg) se juntaram para revelar ao público quais seriam as ativações preparadas pelas marcas patrocinadoras do evento. Para todos eles, o mais importante será proporcionar uma experiência ao público que passará pelos stands. Para Emerson, por exemplo, o importante destas ativações não é a venda em si e sim “conectar, criar valor e experiência de marca”.

  • Masterclass showrunner

O showrunner Felipe Braga, criador de Samantha! e co-criador de Sintonia, promoveu uma masterclass sobre a atuação e a importância da profissão na criação de conteúdo, principalmente em séries, e deu dicas sobre o processo de planejamento e produção de séries. “Primeiro a chegar e último a sair” esta foi a definição de Felipe para a função de showrunner. Com novos hábitos de consumo, novos formatos e novas narrativas, é cada vez mais importante ter uma visão ampla de um projeto, desde a construção de um roteiro até a pós-produção e a divulgação. 

  • Propriedade Intelectual

David Diesendruck, CEO da Redibra, Janara Lopes, IdeaFixa, Gabriel Bá, quadrinista e Bruno d’Angelo, produtor criativo, debateram sobre a importância de gerir criatividade e como está a maturidade do mercado em relação ao reconhecimento da propriedade intelectual de artistas.

Um dos cases apresentados foi a criação dos quadrinhos de Umbrella Academy, de Gabriel Bá, e sua venda para a Netflix, que o transformou em uma das séries mais famosas de seu catálogo.

  • O futuro do entretenimento

Com Antonio Prata, cronista e roteirista, Janaína Augustin, Head de Inovação da O2 Filmes,  Ricardo Laganaro, e André Vasco, apresentador da TV Cultura, o painel abordou a importância das redes sociais para a democratização da criação de conteúdo nos dias atuais. Além disso, debateu também como os criadores de conteúdo podem se reinventar numa era em que a AI toma conta. Para eles, o grande diferencial, frente a tecnologia, é o elemento humano e a empatia ao contar histórias. “As máquinas não conseguem contar histórias, elas conseguem mostrar as histórias que eu gosto.”, afirmou Jana.

  • Case Hacktown

Apresentado por Ralph Peticov, o Hacktown é um festival que acontece em Santa Rota do Sapucaí, cidade do interior de Minas Gerais, com o propósito de impactar pessoas. Criado em fevereiro de 2016, teve 50 atrações e 600 protagonistas. A última edição do evento, realizada em setembro de 2019, contou com 1.000 atrações e e 6.000 protagonistas. “É um festival para impactar positivamente a vida das pessoas, de forma transformadora e definitiva, através do compartilhamento de experiências e informações.” 

Acesse o Instagram e saiba mais sobre o Hacktown

  • Crossmídia e transmídia

Abertura do segundo dia, este painel levou ao palco Bruno Honda, Marcos Saraiva e Mônica Sousa, todos da Maurício de Sousa Produções (MSP), para explicar o conceito e as principais diferenças de transmídia – narrativas diferentes de uma mesma história, complementando e fortalecendo a mensagem – e crossmídia – mesma história repetidamente – e como a MSP utiliza as duas a seu favor. Foi apresentado como a empresa se adaptou às novas mídias sociais e suas estratégias para acompanhar a evolução do mercado, incluindo seu crossbranding com a Marvel, que gerou a Monica Toy.

Além disso, anunciaram também o novo longa Turma da Mônica – Lições, que será gravado em janeiro e deve chegar aos cinemas ainda em 2020, e apresentaram o primeiro trailer de Astronauta, primeira série produzida pela HBO da América Latina. 

  • Masterclass podcasts

Felipe Solari, do podcast Sistema Solari, contou ao público da Unlock sobre como foi entrar no ramo dos podcasts e sobre como é seu processo de criação e edição. Uma das dicas foi esquecer mega produções e apostar na iluminação intimista e cenário caseiro para deixar os convidados mais à vontade e produzir um conteúdo com o qual o espectador se identifique. 

  • Cannabusiness

Ainda o assunto polêmico para a sociedade brasileira, a economia movida a partir da cannabis foi centro de um painel especial durante a tarde da quarta-feira, 04. Ana Paula Wehba, da Editora Trip, Arthur Veríssimo, comunicador e escritor, e Gustavo Ziller, da Greenmed California Co., debateram sobre a cannabis vista como um modelo de negócio, sua importância no uso medicinal e, sobretudo, como a imprensa pode auxiliar a debater o tema de forma construtiva. 

  • A exploração de novas formas de narrativas através de tecnologias emergentes 

Bianca Comparato, atriz e CEO da Rio Games, Daniel Magnarelli, sócio e direitor de negócios da Mediamonks, Omar Tellez, vice-presidente de parcerias estratégicas da Niantic e Gabriela Moura, supervisora de conteúdo da Publicis e uma das fundadoras da ONG Não Me Kahlo, debateram sobre o uso da tecnologia no entretenimento, especificamente na criação de games.

Apresentado por Bianca Comparato, o 3%, jogo inspirado na série de mesmo nome, é inovador e conta com narrativas feitas todas em áudio e com assistentes virtuais, o que é uma forma de inclusão aos deficientes visuais, antes esquecidos por muito desenvolvedores de jogos.

Outro case apresentado foi Pokémon Go, desenvolvido pela Niantic, e sua relação com a saúde física e mental de seus jogadores. Considerado o jogo móvel mais rentável do mundo, fez as pessoas saírem de suas casas, se exercitarem e interagirem mais com o mundo a sua volta.

  • Sepultura: modelo de negócio e planejamento estratégico de uma grande banda 

Com Andreas Kisser, guitarrista da Sepultura, Rodrigo Billabecia e Tom Gil, ambos empresários da banda, e Barbaro Bono (FCA), publicitária e responsável pelo Lab de Conteúdo e Criação da Fiat Chrysler Automóveis, o debate abordou o planejamento de merchandising e as possíveis manifestações de uma banda além da música, como a venda de produtos, por exemplo. Para eles, uma marca só engaja quando conquista respeito no mercado e principalmente quando está presente na comunidade. 

Lançado em 2017, o documentário Sepultura Endurance é o resultado de mais de seis anos de trabalho do diretor Otavio Juliano, que acompanhou a banda em turnês pelo mundo todo. Foram mais de 800 horas de filmagens em países da América do Norte, Ásia, América do Sul e Europa. 

  • Marcas/Conteúdo proprietário e o fim da propaganda interruptiva 

Ricardo Dias, VP Marketing da Ambev, levou um questionamento aos ouvintes do Unlock e, sobretudo, à nós, criadores de conteúdo: “Como chamar a atenção do público em tempos de Internet?. Para ele, a resposta é simples: devemos estar sempre on e criar experiências e produtos atrativos, que todos queiram ter. É fato que o digital ultrapassou os outros meios de comunicação em termos de atenção, então nós devemos estabelecer intimidade com o consumidor e, assim, gerar engajamento. 

“Hoje precisamos parar de interromper e começar a entreter. O modelo precisar evoluir junto às pessoas”, afirmou.

  • Umbrella: making off

Helena Hilario e Rogério Alan do Prado, ambos da produtora Stratostorm, foram à Unlock para apresentar e falar brevemente sobre a produção do curta animado Umbrella. Entre a ideia e a execução, a produção demorou cerca de 8 anos para sair do papel, contou Helena. Baseada em fatos reais, a história, que emocionou todos os presentes na sala, gira em torno de Joseph, um menino que vive em um orfanato e sonha ter um guarda-chuva amarelo. Um dia, uma visita especial muda a sua vida para sempre. 

A dupla contou detalhes sobre o projeto, que foi desenvolvido em 20 meses por uma equipe 100% brasileira, como o processo de desenvolvimento e caracterização dos personagens, desde escolhas estéticas e artísticas. 

  • The Lion King CG

Último palestrante do segundo dia da Unlock, Julien Bolbach, da Moving Picture Company (MPC Film), apresentou os principais bastidores da criação de cada detalhe do filme O Rei Leão, projeto que foi iniciado em janeiro de 2017 e ficou pronto em maio deste ano. Segundo ele, a equipe de produção fez uma viagem ao continente africano para observar os locais e animais e, assim, fazer uma reprodução realística nos mínimos detalhes, o que pudemos ver no filme. 

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