Por Weronika Garcia; 29/04/2019 às 10:48

Universidades de Comunicação Social em Tocantins

Conheça os cursos de comunicação das faculdades de Tocantins

Desta vez, o Mercadizar listou para você as principais universidades do Estado de Tocantins, para quem deseja cursar áreas da Comunicação.

Conheça as opções e se torne um profissional em comunicação:

Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Nota do MEC: 4

Instituída em 23 de outubro de 2000, a Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma entidade pública vinculada ao Ministério da Educação destinada à promoção do ensino, pesquisa e extensão. Sua missão é formar profissionais cidadãos e produzir conhecimento com inovação e qualidade que contribuam para o desenvolvimento socioambiental do Estado do Tocantins e da Amazônia Legal. Sua visão é ser reconhecida nacionalmente até 2022, pela excelência no ensino, pesquisa e extensão.

JORNALISMO – O curso é na modalidade presencial com carga horária de 3000 hora e turma de máximo 80 alunos por ano. Os conteúdos são voltados para a formação humanista do aluno com disciplinas tais como língua portuguesa, economia, teoria da comunicação, sociologia, história, geografia e filosofia. A média de corte para conseguir uma vaga em jornalismo na Universidade tem sido de 620 pontos – apenas um pouco mais baixa que no Sisu.

Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) – Nota MEC: 3

Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA – iniciou suas atividades no Tocantins em 30 de setembro de 1992, com a inauguração das obras do Centro Educacional Martinho Lutero, hoje denominado Colégio ULBRA Palmas, na avenida Juscelino Kubitschek. Em 1995, ficou pronta a instalação oficial do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA – universidade privada e que oferece mais de 20 cursos de graduação.
A instituição conta com mais de 150 laboratórios além de escritórios modelo e clínicas, para oferecer suporte às aulas teóricas de todos os cursos; fomenta o desenvolvimento de pesquisas científicas, na formação profissional dos acadêmicos; e permite a prestação de serviços à comunidade.

O Tocantins possui, hoje, mais de 11 mil profissionais formados pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. A cada semestre são entregues ao mercado de trabalho novos profissionais que concluem a graduação, habilitados para atender às necessidades da sociedade em diferentes áreas.

JORNALISMO – A aula é na modalidade presencial, noturno e tem duração de sete semestres. O curso bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo do CEULP/ULBRA proporciona ao aluno a formação acadêmica necessária à produção de conhecimentos e informações sobre a atualidade, dominando os fundamentos teóricos, científicos, técnicos e as ferramentas contemporâneas de criação multimídia.

Universidade de Gurupi (UnirG ) – Nota MEC: 3

O Centro Universitário UnirG é uma Instituição Pública Municipal de Ensino Superior localizado em Gurupi/TO, a 214 km da capital Palmas. Atualmente possui mais de 500 funcionários, entre técnicos administrativos e estagiários e aproximadamente 400 professores. A história da UnirG começou em 1985 com a Fundação Educacional de Gurupi (FEG), que mantinha a então Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (Fafich). Em 2008 a UnirG foi credenciada junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE) como Centro Universitário, o primeiro genuinamente tocantinense. A Instituição conta com mais de 4 mil alunos e gera emprego para aproximadamente 900 famílias.

JORNALISMO – O curso de Jornalismo tem como objetivo formar profissionais com domínio da Língua Portuguesa e com capacidade de se expressar oralmente ou através da redação de textos. A UnirG oferece auxílio para que os estudantes dominem softwares de edição de imagens e textos. Nos primeiros semestres do curso o estudante recebe uma grande carga de informação cultural. Em seguida, o curso passa a ser bastante prático e o aluno aprende sobre diferentes tipos de mídia e técnicas, fabricando reportagens e edições. O curso superior de jornalismo possui a habilitação em bacharelado e tem duração média de 4 anos.

Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo (IEPO) – Nota MEC: 3

O Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo (IEPO) surgiu da Associação Objetivo de Ensino Superior –ASSOBES, no Estado de Goiás, e é uma entidade mantenedora sem fins lucrativos que fez seu ingresso na educação superior em 1988. Em Palmas, no Estado do Tocantins, seu primeiro vestibular ocorreu em abril de 2001, após o recebimento da autorização do Ministério da Educação (MEC) para o funcionamento dos cursos de graduação em diferentes áreas de conhecimento, incluindo o de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.

Hoje, a Faculdade Objetivo possui uma estrutura universitária sólida e de qualidade, com uma infraestrutura moderna e docentes altamente preparados e qualificados. Todas as ações desenvolvidas pela Faculdade Objetivo, no campo do ensino e da pesquisa, visam contribuir para a formação de cidadãos aptos para o ingresso no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e exigente.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA – O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda enfatiza a criação de anúncios para serem veiculados nos diversos meios e veículos de comunicação, como televisão, rádio, revistas, outdoors, mídias sociais, material promocional e de ponto de venda, sempre apoiados no potencial criativo. O perfil do profissional dessa área é delineado pela criatividade, o que o capacita a desenvolver, com habilidade, projetos pertinentes a diversas atividades da publicidade e propaganda.

O curso tem duração de quatro anos e entre as aulas práticas oferecidas pelo IEPO estão: Laboratório de Fotografia; Laboratório de Vídeo; Monitoria; Agência Experimental; Projetos Experimentais; Iniciação Científica; Jornada de Comunicação; Acordo de Cooperação de Estágios com Empresas e Órgãos Públicos.

Faculdade ITOP – Nota do MEC: 4

A Faculdade ITOP é uma instituição privada e considerada pelo MEC como umas das melhores do país. Tem por objetivo oferecer educação de excelência, enfatizando a importância da qualidade, para formar profissionais capacitados, éticos e conscientes do seu compromisso para com a expansão do estado. Possui cursos técnicos; graduação e mais de vinte cursos de pós-graduação, entre eles: MBA em Comunicação Empresarial e Marketing, confira.

MBA EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E MARKETING – Podem participar profissionais da área de comunicação, docentes de nível superior, executivos, gerentes, chefes de seção, diretores de empreendimentos, economistas, contabilistas, administradores, secretárias executivas, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, pessoas que se preparam para cargos executivos nas organizações, pessoas que atuem em outras áreas, mas que percebam a importância do conhecimento para o seu desenvolvimento. São oferecidas 60 vagas todos os anos, com preenchimento de pelo menos 40 vagas e tem carga horária: de 360 horas/aula.

TECNÓLOGO EM MARKETING – O tecnólogo em Marketing é o profissional responsável pela elaboração de estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes. Ele estuda o mercado e seu ambiente socioeconômico para criar e inovar produtos ou serviços, promovendo-os, solidificando sua marca no mercado e definindo estratégias, público-alvo e preços a ser praticados. Atento às constantes mudanças, este profissional comunica e cria relacionamentos com consumidores, antecipa tendências, aproveita oportunidades de mercado e analisa riscos. O curso é presencial e tem duração de 2 (dois) anos.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.