Isabella Botelho; 21/09/2020 às 15:30

Twitter divulga pesquisa sobre os comportamentos durante a pandemia

Divulgado nesta segunda-feira, 21, o relatório busca compreender o atual momento e como somos afetados pelas mudanças

Desde que a pandemia do coronavírus fez o mundo parar, todos os aspectos de nossas vidas sofreram mudanças: desde a maneira como trabalhamos e consumimos, até a forma como socializamos. Não é novidade que, dentre as redes sociais, o Twitter funciona como um termômetro social e, nos últimos meses, se tornou o diário de confinamento de milhões de pessoas ao longo do mundo. Pensando nisso, a empresa utilizou seus dados para conduzir um projeto de pesquisa que tem como objetivo nos ajudar a entender o que está acontecendo e como seremos afetados ao mesmo tempo em que tentamos reestruturar nossas vidas.

Dentre as principais descobertas, o relatório divulgado nesta segunda-feira, 21, compartilha questões consideradas fundamentais e que ajudaram a moldar a pesquisa. São elas:

  1. Nós não sabemos o que futuro vai nos trazer, e também aceitamos que ninguém sabe. Entendemos que para cada argumento existe um contra argumento, e isso precisa ser considerado o tempo todo quando lemos os insights trazidos por esta pesquisa. 
  2. Mudanças de comportamento são lentas, complexas, e estruturais, e como Rory Sutherland, VP da Ogilvy no Reino Unido, disse no nosso painel de entrevistas: “Esperar que tudo mude bruscamente depois da pandemia é ilusão.”
  3. O COVID-19 não aconteceu em um vácuo – aconteceu em um mundo já complexo e de muitas formas agiu como um acelerador de crises.
  4. Não existe uma história única de COVID-19, existem 7.8 bilhões — para alguns a pandemia virou a vida de ponta cabeça, enquanto para outros ela é apenas uma pequena inconveniência. 
  5. No Brasil, a pandemia deixou a desigualdade social ainda mais exposta e explícita.
  6. A situação ainda está evoluindo e se desenvolvendo dia após dia, e como muitos já disseram, este é um bom momento para nos questionarmos sobre o que consideramos normal

O estudo ainda aponta seis comportamentos e estados de espírito que emergiram ou foram acelerados por conta do isolamento. Eles apresentam um panorama sobre como as pessoas estão vivendo e lidando com esse período, e quais comportamentos tem a maior chance de se tornarem permanentes mesmo depois da crise. 

Fisicamente distantes, socialmente conectados

Enquanto permanecemos fisicamente distantes das pessoas amadas e de nossos amigos, a verdade é que o distanciamento social nunca existiu – graças a tecnologia nos mantivemos mais socialmente conectados do que nunca. De chamadas no Zoom para participar de festas remotas ou watchparties para assistir lives de shows, nosso modo de socializar se tornou fundamentalmente digital e alguns desses novos hábitos muito provavelmente irão permanecer além da pandemia.

#AsOutrasEpidemias

A saúde mental, as crises econômica e política e a preocupação com a recuperação do país têm sido classificadas como #AsOutrasEpidemias, e possuem efeitos que irão ultrapassar a duração da pandemia de COVID-19. Porém, enquanto a pandemia e suas consequências tiveram efeitos muito negativos para pessoas vulneráveis e trabalhadores da linha de frente, foi possível perceber crescimento e abertura da conversa sobre saúde mental: 

  • Autocuidado se tornou uma das prioridades básicas
  • Derrubando estigmas: Pessoas se sentiram mais à vontade para compartilhar e falar abertamente sobre como estavam se sentindo 

Além disso, quando analisamos o impacto financeiro, vemos que boa parte das pessoas tiveram suas fontes de renda bastante impactadas, o mesmo tempo que a preocupação com a saúde financeira a longo prazo é algo constante.

Em busca de um novo ritmo 

Parte das pessoas que têm a opção, e privilégio, de ficar em casa durante a pandemia, tiveram suas rotinas completamente alteradas: suas vidas agitadas sofreram uma parada brusca e se tornaram bem mais lentas. Ao mesmo tempo, por mais que o isolamento não tenha sido planejado ou desejado espontaneamente, muitas pessoas passaram a apreciar esse ritmo mais lento e Tweetaram a intenção de permanecer em rotinas menos frenéticas no futuro. 

  • Desfrutando de coisas mundanas: Nós vimos o aumento dos Tweets declarando a apreciação das coisas simples da vida como o nascer do sol e a natureza.
  • Recorrendo ao analógico: Com as telas ainda ditando o modo como vivemos e trabalhamos, o número de pessoas praticando atividades analógicas como jardinagem, culinária e leitura, entre outros, aumentou.
  • Encontro do introvertido dentro de todos nós: O isolamento fez com que mais pessoas refletissem sobre suas vidas sociais abarrotadas de compromissos pessoais e profissionais, e muitos estão repensando a forma com que gostariam de socializar e investir seu tempo no futuro 

Carrossel de Emoções 

O isolamento pesou para a maioria de nós, nos impactando fisicamente e emocionalmente. Nós estamos experimentando emoções intensas e oscilantes no nosso dia a dia. A expectativa é que essa oscilação se mantenha alta até que a situação esteja completamente sob controle.

 Consumo contraditório

O comportamento ético das pessoas sempre foi complexo e, muitas vezes, contraditório. O COVID-19 deixou as coisas ainda mais extremas e confusas. Nós estamos mais pragmáticos e, ao mesmo tempo que, nossas prioridades mudaram, nossas expectativas ainda são bem altas em relação a nós mesmos, figuras públicas e marcas.

Pragmatismo

Apoiar negócios locais é “a coisa certa a se fazer”, mas também estamos comprando da Amazon e outros mega varejistas como nunca antes. 

Responsabilidade

Se responsabilizar pelas atitudes, decisões e falas está mais importante do que nunca e tanto pessoas quanto marcas estão sendo monitoradas com mais atenção.

Prioridades conflitantes 

As conversas sobre mudança climática caíram. A ameaça do vírus fez com que muitos de nós aceitassem melhor o uso de plástico descartável em luvas ou copos, por exemplo.

Esses e outros resultados você pode conferir acessando os links abaixo:

https://marketing.twitter.com/pt/insights/novas_conversas

https://marketing.twitter.com/pt/insights/seis-comportamentos?utm_campaign=GBM_NL_LATAM_PT_%23NewConversationsInThePlatform_Newsletter_20200921_Updated&utm_medium=email&utm_source=Eloqua 

Fonte: Twitter Marketing

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.