
Mulheres com processos em tramitação na Justiça do Trabalho poderão solicitar, até 20 de fevereiro, a inclusão dos casos na ação “Elas em Pauta”, promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região. As audiências estão previstas para ocorrer entre 9 e 13 de março.
O projeto integra o calendário institucional do tribunal e está alinhado às diretrizes do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que incentivam políticas de conciliação e equidade de gênero.
A ação é coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), com audiências previstas no Cejusc-JT de Manaus e Boa Vista.
Para a desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, a realização da ação em março reforça a importância de discutir os direitos das mulheres no ambiente de trabalho.
“Cada acordo firmado fortalece a cidadania e amplia a confiança da sociedade no Poder Judiciário. Além disso, o trabalho do Centro de Conciliação contribui para reduzir o tempo de tramitação dos processos”, afirma.
Na edição realizada em 2025, a ação promoveu 218 audiências, resultando na homologação de 88 acordos e na liberação de R$ 10,2 milhões em valores conciliados.

Quais processos podem participar?
Estão incluídos na iniciativa processos trabalhistas em que a reclamante seja mulher, independentemente da fase em que se encontrem. A inclusão também é possível para casos que tramitam em grau de recurso no TRT-11 ou no TST, mediante manifestação de interesse na tentativa de acordo até o prazo informado pelo tribunal.