Por Ariel Bentes e Isabella Botelho; 19/03/2019 às 13:54

#TOP5TV: reportagens da Globo

Com 53 anos de existência, a Rede Globo é a estreante

Uma reportagem televisiva é um conteúdo jornalístico, baseado em relatos, ações, imagens e sons e, além de informar, pode fazer o telespectador rir e se emocionar. Diante disso, a partir de hoje, o Mercadizar inicia uma nova série sobre as reportagens televisivas brasileiras. E para estrear, trouxemos cinco reportagens da TV Globo para você ver ou rever.

  1. Profissão Repórter – Milícias do Rio de Janeiro (2018)

Nesta reportagem, Caco Barcellos e sua equipe vão contar a história do 41º Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro, denunciado pela ex-vereadora e ativista Marielle Franco, assassinada , além do crescimento das milícias no estado.

  1. Globo Repórter – Expedição Monte Roraima (2013)

Daniela Assayag, repórter da TV Amazonas na época, fez uma expedição ao Monte Roraima para o programa Globo Repórter. A reportagem que foi ao ar no dia 22 de março de 2013, mostrou os 100 quilômetros de caminhada que a repórter e a equipe enfrentaram. Além disso, a jornalista contou em entrevista ao site da Rede Amazônica que a equipe passou por diversas dificuldades como, por exemplo, dormir em um acampamento e utilizar as pedras como cadeiras.

  1. Fantástico – Guerrilha Virtual (2018)

Em 2018, ainda em meio aos escândalos do Facebook e em ano eleitoral no Brasil, o Fantástico fez uma reportagem sobre fake news. Felipe Santana, correspondente da TV Globo em Nova York, conta o que são as notícias falsas e como funciona o seu esquema na reportagem denominada, “Guerrilha Virtual”.

  1. Fantástico – Glória Maria experimenta a gravidade zero (2016)

A apresentadora Glória Maria participou de um voo da Nasa com jornalistas de todo o mundo, se tornando a primeira jornalista brasileira a experimentar a gravidade zero.

Glória Maria e o grupo de jornalistas saíram do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), e embarcaram num avião da Nasa. A aeronave simula a ausência da gravidade da seguinte maneira: quando atinge certa altitude, mergulha. Durante 30 segundos, o mergulho faz com que a pessoa se sinta sem peso.

  1. Profissão Repórter – Índios isolados na Amazônia peruana fazem contato (2014)

Exibida em 2014, a reportagem retrata uma expedição à Amazônia peruana, quando a equipe do Profissão Repórter foi surpreendida por um grupo de índios isolados que só haviam aparecido duas vezes na região do rio Madre de Dios.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.