O TikTok anunciou que começará a exibir alertas em vídeos que contenham informações questionáveis ou que não possam ser confirmadas por agências de verificação de fatos. A partir de agora, o aplicativo exibirá uma mensagem de alerta com os dizeres “Cuidado: vídeo sinalizado por conteúdo não verificado”, o que significa que algum checador de fatos pode ter investigado, mas não conseguido confirmar a veracidade das informações contidas no vídeo. Caso a informação falsa seja confirmada, o vídeo será retirado.
“Removemos desinformação à medida que a identificamos e nos associamos a checadores de fatos como o Estadão Verifica para nos ajudar a avaliar a precisão e veracidade de determinados conteúdos. Se a checagem de fatos confirmar que um conteúdo é falso, removeremos o vídeo de nossa plataforma”.
Outras plataformas também têm se esforçado para minimizar o compartilhamento de desinformação. O Instagram, por exemplo, exibe uma tarja preta em imagens que contenham desinformação ou conteúdo suspeito relacionado à pandemia, à Covid-19 ou às vacinas.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.