Isabella Botelho; 06/06/2020 às 08:30

SBT do Bem propõe reflexão sobre o desperdício de alimentos

O SBT do Bem trouxe mais um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para suas campanhas. Desta vez, o tema foi o desperdício de alimentos, um problema ainda tão sério e com números tão alarmantes. A campanha estreou ontem, no Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho). Intitulada ⅓, porção de toda a comida produzida no mundo que acaba na lata de lixo, a campanha foi criada pela WMcCann e é estrelada por Carlos Bertolazzi. No filme, o chef prepara uma receita e, durante esse processo, surpreende por sempre descartar um terço dos ingredientes. 

O desperdício de alimentos causa um impacto expressivo no meio ambiente, aumenta o índice da tragédia humanitária que é a fome, além de gerar um alto déficit na economia na ordem de bilhões por ano – segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). A degradação dos alimentos ajuda a aumentar os índices de gases de efeito estufa, gastam recursos naturais e podem poluir o solo e a água pelo uso pesticidas químicos de maneira inapropriada.

“Estamos falando de inacreditáveis 1,3 bilhão de toneladas por ano de comida desperdiçada, segundo relatório da ONU.  É um problema global, que traz sérios impactos ambientais em toda a cadeia de produção e descarte dos alimentos. A consciência das pessoas tem que ser impactada desde o planejamento das compras, até em encontrar outras soluções de preparo para as porções não utilizadas. Queremos levar essa reflexão para os lares brasileiros através dessa campanha”, declara Priscila Stoliar, Head de Marketing do SBT.

Ao longo do dia, foram realizadas diversas iniciativas nas redes sociais do SBT, como forma de disseminar o consumo sustentável dos alimentos. Dentre elas está o “filtro de chef”, que simula um chapéu de chef, para que as pessoas utilizem durante a gravação dos seus vídeos, enquanto cozinham. No site do SBT do Bem foi feita uma linha de postagens com receitas fáceis, informações e dicas para aproveitar as partes menos usuais dos alimentos. Para estimular as pessoas nessa experiência, o público foi convidado a postar fotos das suas criações culinárias nos comentários. Já na corrente “desafio do reaproveitamento”, busca-se o desperdício zero – a partir das dicas que serão dadas pelos chefs, que em seguida desafiarão outros chefs a fazerem o mesmo.

Fonte: Assessoria 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.