Por Ariel Bentes; 22/08/2019 às 20:00

#SalveaAmazônia: cuide da floresta você também

Conheça projetos e saiba que atitudes você pode tomar para ajudar a Amazônia

A Amazônia vem sofrendo cada vez mais com as ações humanas. De acordo com a pesquisa da Universidade de Oklahoma, de 2000 a 2017, a Amazônia perdeu 400 mil km²  de área verde. Uma das diversas causas do desmatamento no local são as queimadas e esta semana o país inteiro pôde observar as consequências que elas trazem para a população. 

(Ilustração: Rogério Vieira)

Na segunda-feira, 19, o céu na cidade de São Paulo escureceu repentinamente a partir das 15 horas, de acordo com especialistas metereológicos, o fenômeno se deve a nuvens carregadas e uma frente fria, associadas a forte fumaça das queimadas que foram levadas pelo vento do norte para o sudeste do país.

O Programa Queimadas do instituto do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTIC), já registrou 71.497 focos de incêndio de janeiro a 18 de agosto deste ano. Este número é 82% maior do que o mesmo período do ano passado, fazendo com que o país esteja vivendo a sua maior onda de queimadas dos últimos cinco anos.  

Apesar disso, para o presidente Jair Bolsonaro, os últimos acontecimentos podem ser estratégias das ONGs. “Então, pode estar havendo, sim, pode, não estou afirmando, ação criminosa desses ‘ongueiros’ para chamar a atenção contra a minha pessoa, contra o governo do Brasil. Essa é a guerra que nós enfrentamos”, disse.   

Nós, do Mercadizar, temos como um dos nossos valores a preservação da Amazônia e a valorização da região Norte. Por isso, hoje, nós trouxemos para você algumas iniciativas que você pode participar ou fazer que busquem a preservação do meio ambiente. Confira:

Projeto Igarapés Limpos

O projeto Igarapés Limpos iniciou as suas atividades no Paço da Liberdade, Centro de Manaus. Fundado em 2018, o projeto recolhe o lixo entorno dos rios e igarapés, além de promover oficinas em eventos que tem o intuito de conscientizar a população. No mês de julho o grupo coletou cerca de 1,13 tonelados de lixo.  

Atos diários 

Já pensou em adotar um copo e trocar o canudo de plástico? Hoje, já existem no comércio lojas que vendem copos sustentáveis que podem ser reutilizados e canudos biodegradáveis, de bambu ou alumínio.

Além disso, você também pode adotar hábitos que visam a economia de água em sua rotina. A reutilização de água nas tarefas domésticas como, o uso da água descartada na lavagem de roupa para lavar o pátio de casa, é uma das alternativas. 

Agronegócio

É sempre bom lembrar também que o agronegócio, de acordo com as Nações Unidas, é a atividade que mais consome água no mundo, representando 70%, a indústria está em segundo lugar com 22%, seguido do uso doméstico com 8%. Dessa forma, é necessário também que se cobre os representantes do governo e exija mais políticas públicas. 

Remada Ambiental

Com três anos de existência, o projeto Remada Ambiental faz a coleta de lixo por meio de sup, caiaques e botes no Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus. O projeto foi idealizado por Jadson Maciel, proprietário de um flutuante, e ocorre mensalmente. “O nosso objetivo é mandar a mensagem. A gente quer que o manauara entenda que não é por que a gente está rodeado de água que somos o ‘bam bam bam’ ou ‘rei da cocada preta’, então a gente tem que pensar em preservar”, disse Jadson em entrevista ao Portal A Crítica.

Além disso, em casos de queimadas e descarte de lixo ilegal (exemplo: lixeiras viciadas) entre em contato com um dos números abaixo:

Para queimadas:

Ibama

Contato: 0800-61-8080

Para descarte de lixo irregular:

Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp)

Contato: 0800 09 6356 / 3214-8115

Procure esses ou um outro grupo mais próximo de você, participe e organize protestos e ajude e valorize ativistas ambientais. Assim, você ajuda na preservação da Amazônia e no equilíbrio do Planeta Terra. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.