Patrícia Patrocínio; 29/04/2021 às 14:30

Salon Line lança campanha com rap de empoderamento sobre cabelo liso

A peça não repercutiu tão bem e o blog Mundo Negro ressaltou que o pedido de respeito e aceitação a cabelos lisos não faz sentido

No dia 22 de abril, a Salon Line lançou a campanha “Meu Cabelo é Liso e o Papo é Reto”, o vídeo traz a pluralidade de mulheres asiáticas, negras, indígenas e brancas, em uma espécie de movimento em busca do empoderamento do cabelo liso.. A produção conta com uma trilha exclusiva interpretada pela rapper Katú Mirim.

De acordo com a Salon Line, a ideia da campanha foi mostrar a “importância da valorização da pluralidade do liso“. Já o diretor de criação da marca, Alexandre Manisck, ressalta que a escolha de um rap para o filme teve como intenção trazer força ao trabalho: “Trouxemos um rap com a Katú, uma letra incisiva, com um histórico de música de protesto. Fazendo um contraponto, trabalhamos em evidenciar a personalidade do cabelo liso e também a potência da mulher em si“, afirma.

Acontece que a peça não repercutiu tão bem e o blog Mundo Negro ressaltou que o pedido de respeito e aceitação a cabelos lisos não faz sentido, uma vez que esse tipo de cabelo não sofre qualquer tipo de preconceito ou estigma, pelo contrário, é exaltado. “a marca errou ao sugerir que cabelo liso sofra algum tipo de preconceito também”.

Nas redes sociais, a marca se defende dizendo que a campanha mostra diversidade nas participantes do filme. No entanto, alguns elementos do discurso não colaboram com essa visão mais ampla da mensagem. Especialmente a utilização do rap na trilha sonora, gênero musical que historicamente é uma ferramenta cultural de expressão da comunidade negra.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.