Tuane Silva; 22/03/2022 às 10:00

Rússia bane Facebook e Instagram pela lei de extremismo

As políticas das redes sociais seriam direcionadas contra a Rússia

Um tribunal russo proibiu a Meta e o Instagram na Rússia, usando uma lei que abrange o país sobre “extremismo” contra uma empresa de tecnologia estrangeira. O juiz que presidiu a sessão apoiou o pedido para banir as redes sociais com efeito imediato, declarando suas atividades “extremistas”. O promotor argumentou que as políticas da Meta foram direcionadas contra a Rússia e seu exército, informou a estatal Tass.

O advogado da Meta disse que o tribunal russo não tem autoridade para decidir o caso porque a Meta é uma empresa registrada no exterior, informou a Interfax na audiência. 

Desde o início da guerra, a Rússia tem buscado controlar o acesso à informação. Neste mês, aprovou uma nova lei punindo a divulgação intencional do que as autoridades consideram notícias “falsas”, com penas de até 15 anos de prisão. 

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.