Poliany Rodrigues; 05/11/2024 às 10:00

Roraimense Kauã Santos brilha no Campeonato Brasileiro Sub-20 de natação e conquista três medalhas

Nadador conquistou duas pratas e um bronze na competição e ainda quebrou um recorde na prova dos 100m peito

Foto: Reprodução

O jovem nadador paralímpico Kauã Gonçalves Santos, de Roraima, foi um dos destaques no Campeonato Brasileiro Sub-20 de Natação, encerrado no dia 25 e no dia 26 de outubro no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Representando o estado de Roraima, Kauã encerrou o evento com três medalhas inéditas e estabeleceu um novo recorde brasileiro.

Disputando quatro provas, Kauã subiu ao pódio em três delas, conquistando duas pratas nas provas de 100m e 50m livre absoluto e um bronze nos 100m peito. Apesar de não ter garantido medalha nos 400m livre, onde ficou em quarto lugar, o roraimense celebrou o desempenho e a quebra do recorde nacional nos 100m peito da categoria SB7, com um tempo de 1min46s78, superando a marca anterior do mineiro Arthur Dayrell.

Em uma publicação nas redes sociais, Kauã avaliou sua performance como uma redenção pessoal.

“Fiz minha segunda participação neste campeonato incrível que é o Brasileiro e pude me redimir pela performance do ano passado. Essa foi uma competição rápida, cansativa, mas das quatro provas que participei, conquistei três medalhas com a melhor marca da vida nessas provas”, disse o nadador.

O Campeonato Brasileiro de Natação Sub-20, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reuniu 170 nadadores de todo o país e teve como objetivo identificar e desenvolver novos talentos da modalidade. A competição trouxe atletas de diferentes estados, como Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, e Distrito Federal, oferecendo a jovens paratletas uma oportunidade de mostrar seu potencial em um evento de alto nível.

Kauã Santos, que compete em provas adaptadas para nadadores com má formação congênita nos membros inferiores, reforça o potencial esportivo de Roraima e exemplifica a importância de eventos como este para o crescimento e a visibilidade do paradesporto no país.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.