Hilana Rodrigues; 24/03/2021 às 11:30

Ribeirinho amazonense é finalista em Prêmio Vogue Design 2021

O artesão reutiliza resíduos de madeira florestal para criar objetos com design admiráveis

Manoel Garrido é o artesão ribeirinho que compõe o núcleo de finalistas do Prêmio Casa Vogue Design 2021. Morador da comunidade do Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, Manoel concorre com a Coleção Tumbira, da iniciativa ‘Esse Dito Bicho’, o projeto tem a parceria dos arquitetos Marcelo Rosenbaum e Fernanda Marques.

A coleção é composta por cinco vasos e três bowls (espécie de tigela) e reutiliza resíduos de madeira dos manejos florestais antes sem valor comercial em produtos com valores agregados. A iniciativa recebe apoio do Projeto Amazonas Sustentável, correalizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e o Instituto A Gente Transforma. Tem como objetivo a valorização de estudantes e professores de comunidades ribeirinhas do estado do Amazonas. O lucro gerado pela venda dos objetos retorna para o local, gerando uma nova fonte de renda para a comunidade.

O Prêmio Casa Vogue Design está na quinta edição e reconhece anualmente os principais lançamentos do design nacional, são  55 finalistas distribuídos em 11 categorias. Os vencedores são escolhidos por um  júri de experts e por meio de votação popular, que estará disponível para votar até o dia 30 de março no site: https://glo.bo/2OJQcx0 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.