ComunicaçãoNotícias

Reunião Magna da ABC discute presente e futuro da Amazônia

No ano em que o Brasil receberá a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) promove sua edição anual da Reunião Magna, principal evento da instituição, com foco na situação atual da Amazônia. 

O encontro de 2025 dará ao público a oportunidade de conhecer os diferentes olhares da comunidade científica e dos povos tradicionais sobre ameaças que afetam o bioma. Com o tema “Amazônia já! Sem tempo a perder”, o evento acontecerá entre 6 e 8 de maio no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Imagem: Divulgação

Ao longo de três dias, a conferência reunirá cientistas brasileiros, de países amazônicos e internacionais, com destaque para a participação de pesquisadores indígenas e demais especialistas que vivem na Amazônia. O objetivo é debater os principais desafios enfrentados pelo bioma e caminhos para o futuro.

“Esta edição da Reunião Magna chega em um momento crucial e estratégico, às vésperas da COP30, destacando a importância da Amazônia para a qualidade de vida global. O evento destaca a urgência de entender profundamente o bioma Amazônico, reconhecendo que ‘a Amazônia que necessitamos é também a Amazônia que queremos: preservada, sustentável e cientificamente compreendida'”, afirma o pesquisador do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e vice-presidente da ABC para a região Norte, Adalberto Val, que coordena o encontro.

A abertura do evento terá Thelma Krug, matemática, presidente do Comitê Diretor do Sistema de Observação Global do Clima e referência internacional sobre mudanças climáticas, além de integrante do comitê científico para a COP30. Por oito anos, Thelma foi vice-presidente do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima) e fez uma série de alertas sobre os impactos do aquecimento global na perda de biodiversidade do bioma.

Haverá ainda uma conferência magna do antropólogo e cientista ambiental Eduardo Brondízio, da Universidade de Indiana (EUA). Recentemente, ele foi agraciado com o Prêmio Tyler 2025, honraria considerada o “Nobel” do meio ambiente.

A reunião também terá conferências de William Laurance, professor da James Cook University (Austrália), referência em estudos sobre florestas tropicais e com mais de 30 anos de experiência sobre Amazônia, e Andrea Encalada, pesquisadora da Universidade San Francisco de Quito, no Equador e do Painel Científico para a Amazônia. Ildeu Moreira, físico e divulgador científico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, abordará o centenário da visita de Albert Einstein ao Brasil e a preocupação do cientista em relação à preservação da Amazônia.

Helena Nader, presidente da ABC, destaca que essa é a primeira vez que a Reunião Magna será totalmente focada na situação da Amazônia, tema que já vinha sendo discutido em outros eventos na Academia. 

“O tema é urgente, e a Amazônia clama por ação imediata. Cada dia de destruição que avança sobre a sua biodiversidade única ameaça também a sobrevivência dos povos originários e das comunidades tradicionais que protegem a Amazônia”, aponta Helena, que defende ações estratégicas. “O tempo está se esgotando, e só com medidas realmente decisivas vamos conseguir evitar essa catástrofe.”

Saúde, desafios urbanos e o futuro da Amazônia

A agenda terá ainda sessões que abordam diferentes temas vinculados ao bioma. Uma delas falará sobre Amazônia urbana e os principais desafios enfrentados pelas cidades amazônicas. 

Coordenada pelo professor Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jr. (UFPA), a discussão contará com a geógrafa Edna Maria Ramos de Castro (NAEA/UFPA), que estuda a urbanização na Região Norte; Gustavo Duran (Flacso, Equador), pesquisador em planejamento urbano e políticas públicas; e o arqueólogo Eduardo Góes Neves (USP/UFAM), com trabalhos sobre passado e futuro da ocupação humana na Amazônia.

Em outra sessão, o foco será a Amazônia no futuro, com discussão sobre os impactos das mudanças climáticas e outros pontos de alerta. Coordenada pela pesquisadora Ima Vieira (MPEG/UFPA), a sessão plenária terá a participação de Braulina Aurora (UnB), ativista indígena e pesquisadora das questões de gênero e território; Susanna Hecht (UCLA), referência internacional em estudos socioambientais sobre a Amazônia; e Bruno Malheiro (Unifesspa), arquiteto e urbanista com pesquisas sobre planejamento regional.

O líder indígena André Baniwa coordenará um painel sobre diversidade cultural na Amazônia. A sessão reunirá Auricélia Arapium (Conselho Indígena Tapajós Arapiuns), que atua com educação indígena; Ivo Cipio Aureliano (CIR), defensor dos direitos dos povos originários; e o antropólogo Ruben Oliven (UFRGS/ABC), com uma extensa trajetória em estudos culturais e diversidade.

Pela primeira vez, além das plenárias principais, membros afiliados da ABC também farão apresentações com foco em novas perspectivas sobre os temas abordados.

A programação traz ainda como destaques uma apresentação que une fotos de Sebastião Salgado ao som das Bachianas Brasileiras, série de Heitor Villa-Lobos, e a assinatura de um memorando de entendimento entre a ABC e a Academia Europeia de Ciências para cooperação internacional em pesquisa científica dedicada à Amazônia.

Ao final do evento, haverá uma sessão solene de diplomação dos novos membros da ABC e a entrega do prêmio Almirante Álvaro Alberto, principal láurea científica do Brasil. A cerimônia será restrita a acadêmicos e convidados.

Serviço

Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências

Data: 6, 7 e 8 de maio

Local: Museu do Amanhã. Praça Mauá, Centro, Rio de Janeiro

Horário: a partir de 8h30

Mais recentes

ComunicaçãoNotíciasRevistas

Revista Rio Negro abre seleção para obras inspiradas na Amazônia

Primeira edição da revista leva o tema ‘Literatura Amazônica Contemporânea’ e receberá inscrições até 5 de julho
EventosMúsica

Psica 2026 anuncia Gaby Amarantos, Marcelo D2, Criolo e encontro histórico entre Pinduca e Eliana Pittman

Festival realizado em Belém confirma primeiros nomes da programação, que reúne artistas como Victor Xamã, Ebony e Nandatsunami, além de atrações nacionais da música brasileira em dezembro
ComunicaçãoNotícias

Fenapro e Sinapros lançam manual de orientação para publicidade no período eleitoral 

Documento traz as regras básicas sobre como as agências de publicidade devem atuar frente às limitações previstas para a publicidade institucional no período das eleições gerais do país
AmazôniaMundoMúsica

Victor Xamã e produtor sul-coreano WillsBife conectam Amazônia e Coreia do Sul no álbum ‘Estreito’

Projeto une rap, neo soul e referências culturais dos dois territórios em um trabalho inspirado na ligação ancestral entre povos da Ásia e das Américas
ComunicaçãoNotíciasRevistas

Revista Rio Negro abre seleção para obras inspiradas na Amazônia

Primeira edição da revista leva o tema ‘Literatura Amazônica Contemporânea’ e receberá inscrições até 5 de julho
EventosMúsica

Psica 2026 anuncia Gaby Amarantos, Marcelo D2, Criolo e encontro histórico entre Pinduca e Eliana Pittman

Festival realizado em Belém confirma primeiros nomes da programação, que reúne artistas como Victor Xamã, Ebony e Nandatsunami, além de atrações nacionais da música brasileira em dezembro
ComunicaçãoNotícias

Fenapro e Sinapros lançam manual de orientação para publicidade no período eleitoral 

Documento traz as regras básicas sobre como as agências de publicidade devem atuar frente às limitações previstas para a publicidade institucional no período das eleições gerais do país
AmazôniaMundoMúsica

Victor Xamã e produtor sul-coreano WillsBife conectam Amazônia e Coreia do Sul no álbum ‘Estreito’

Projeto une rap, neo soul e referências culturais dos dois territórios em um trabalho inspirado na ligação ancestral entre povos da Ásia e das Américas

Relacionadas

ArteComunicaçãoEntretenimento

Projeto Quadrinhos Sateré retoma atividades em junho para finalizar histórias e lançar coletânea inédita

Iniciativa contemplada pelo edital PNAB da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas reúne jovens indígenas Sateré-Mawé para concluir e publicar narrativas iniciadas na primeira
Comunicação

Varanda Multiagência conquista certificação Great Place to Work pelo segundo ano consecutivo

Além de manter a certificação, a agência registrou crescimento na avaliação dos colaboradores em relação ao ano anterior
AmazôniaNotíciasSociedade

Arqueira indígena do Amazonas conquista dois ouros no Grand Prix das Américas de Tiro com Arco

Atleta do povo Karapãna venceu disputas internacionais realizadas no Chile e reforçou preparação para o ciclo olímpico de 2028
Acessar o conteúdo