Isabella Botelho; 11/02/2019 às 19:31

Relembre a carreira do jornalista Ricardo Boechat

Passou pelos principais veículos de comunicação e tornou-se referência no jornalismo brasileiro

O jornalista e apresentador Ricardo Boechat faleceu nesta segunda-feira, 11, na queda de um helicóptero em São Paulo. Aos amigos, família, profissionais e estudantes da comunicação, a lembrança é de um profissional único e inesquecível.

Jornalista Ricardo Boechat (ANDRE LESSA/ISTOE)

Filho de um diplomata brasileiro, Ricardo Eugênio Boechat nasceu em Buenos Aires, Argentina, e iniciou sua carreira em 1970, como repórter no “Diário de Notícias”, posteriormente passando por jornais como “O Globo”, “Jornal do Brasil”, “O Estado de São Paulo” e “O Dia”.

Na década de 1990, teve uma coluna diária no “Bom Dia Brasil”, na TV Globo, e também trabalhou no “Jornal da Globo”, deixando a Rede Globo na virada do século.

Já em 2001, retornou ao Jornal do Brasil e assumiu o colunismo político do diário, quando era comandado pelo empresário Nelson Tanure, que o convidou pouco tempo depois para assumir a direção de redação do jornal. Nessa época, também foi colunista do Jornal do SBT.

Em 2006, aceitou a proposta da Bandeirantes e tornou-se âncora do jornal noturno do canal, passando a morar em São Paulo. Mesmo longe, manteve sua ligação com o Rio de Janeiro através de uma coluna no “O Dia”. Pouco tempo depois, passou a assinar uma coluna semanal de política na IstoÉ e se dedicar à BandNews FM.

Ao longo de sua carreira, acumulou três prêmios Esso de Jornalismo, um dos mais prestigiosos do jornalismo brasileiro e tornou-se o recordista do Prêmio Comunique-se, com 17 troféus, e o único a vencer em três categorias diferentes. Em pesquisa do Jornalistas & Cia, foi considerado o jornalista mais admirado do Brasil em 2014.

Veja a seguir o último comentário de Ricardo Boechat na rádio BandNews, na manhã desta segunda-feira, 11:

IMPUNIDADE E NEGLIGÊNCIA MARCAM TRAGÉDIAS NO BRASIL

As grandes tragédias que acontecem no Brasil, em sua grande maioria, ficam livres de punição. Comentário para o Café Com Jornal, a Rádio BandNews FM e o BandNews TV.

Posted by Ricardo Boechat on Monday, February 11, 2019

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.