Isabella Botelho; 26/08/2019 às 14:00

Relembre a carreira de Fernanda Young

Atriz e roteirista faleceu neste domingo, 25, aos 49 anos   

A atriz, escritora e roteirista Fernanda Young faleceu na manhã do último domingo, 25, aos 49 anos, no sítio de sua família em Gonçalves, Minas Gerais. Autora de séries de sucesso como “Os Normais” e “Shippados”, ela teve uma crise de asma, doença com a qual convivia desde a infância, seguida por uma parada cardíaca. Seu corpo foi velado em São Paulo e enterrado no Cemitério de Congonhas, na Zona Sul da capital.

Fernanda Young era conhecida por sua irreverência e humor ácido (Reprodução)

Nascida em Niterói, Rio de Janeiro, Fernanda iniciou sua carreira na TV em 1995, na série “A comédia da vida privada”, uma adaptação de textos de Luis Fernando Veríssimo, assinada por ela e Alexandre Machado, seu marido. No ano seguinte, lançou seu primeiro romance, “Vergonha dos Pés”, que atualmente tem mais de 15 edições. Em 1997, lançou “À sombra de vossas asas”, livro que conta a história de amor, obsessão e vingança entre um fotógrafo e uma modelo e teve os direitos comprados por uma produtora de Hollywood.

Em 1998, lançou o romance “Carta para alguém bem perto”, seguido pelo criticado “As pessoas dos livros”, em 2000. Em 2001, após o lançamento de “O efeito urano”, seu quarto romance, Fernanda retomou a carreira como roteirista de televisão com o seriado “Os Normais”, que foi exibido na Globo durante dois anos e rendeu dois filmes. Também participou dos roteiros do quadro “Supersincero”, do Fantástico, e do seriado “Minha nada mole vida”, de 2006.

Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres protagonizaram seriado “Os Normais” (Reprodução)

Como apresentadora de TV, comandou os programas “Irritando Fernanda Young”, entre 2006 e 2010, e “Confissões do Apocalipse”, em 2012, ambos do canal GNT. Além disso, também participou de “Saia Justa” ao lado de Marisa Orth, Rita Lee e Mônica Waldvogel, “Odeio Segundas” e “TV Mulher”, do canal Viva.

Funcionária da TV Globo, seu mais recente trabalho foi a série original “Shippados”, estrelada por Tatá Werneck, Clarice Falcão e Eduardo Sterblitch e produzida com exclusividade para o GloboPlay.

Fernanda Young estrearia, no próximo dia 12 de setembro, a peça “Ainda nada de novo” ao lado de Fernanda Nobre. 

Fernanda Nobre e Fernanda Young protagonizariam juntas o espetáculo “Ainda nada de novo” (Reprodução)

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.