Patrícia Patrocínio; 05/04/2021 às 16:00

Rapper amazônida Anna Suav exalta autoestima da mulher negra com single “BNTA”

A música antecipa o primeiro EP solo da cantora, que transita entre o pop e o R&B produzido no Norte do país

Reflexões sobre o resgate e a criação da autoestima da mulher negra, afetividade e plenitude foram as inspirações da cantora Anna Suav para compor seu novo single, “BNTA”. A música será lançada no próximo dia 6 de abril, em todas as plataformas digitais (Spotify, Deezer, Apple Music, Tidal), e chega acompanhada de um videoclipe gravado em Belém (PA).

Calcado no pop e no R&B contemporâneo brasileiro, “BNTA” (abreviação para “bonita”) é o primeiro single do EP de estreia de Anna Suav, previsto para ser lançado ainda no primeiro semestre de 2021. A canção representa uma nova fase na carreira solo da artista, que já fortalece a cena musical do Norte do país desde 2017.

“’BNTA’ fala, primeiramente, sobre um processo de superação. Busquei pautar a esfera dos relacionamentos, tendo como perspectiva a vivência de mulheres negras”, conta Anna. “A partir disso, é inerente pensar no histórico de solidão, abandono, não prioridade e submissão, enfim, opressões que cercam nossos corpos devido ao racismo, ao machismo e afins. Esses sentimentos, por mais dolorosos e subjetivos que sejam, precisam ser colocados à luz para que a gente reflita sobre eles e para que possamos entender formas de nos curarmos e subvertermos isso”, acrescenta Anna. 

Musicalmente, Anna Suav dialogou com referências sonoras que transitam entre o pop, R&B e hip hop, como SZA, Ray BLK, Kali Uchis e Bruno Mars. A faixa “BNTA” contou com a produção de Wzy, produtor, beatmaker e rapper que já trabalhou com nomes do cenário nacional como Rashid, Rincon Sapiência e Rodrigo Ogi, entre outros.

Videoclipe

Além de ser responsável pela composição, Anna Suav também concebeu, dirigiu e roteirizou o videoclipe da faixa, produzido de maneira independente, com a parceria da Caribé Filmes e da Manda Job Produções. Guiado por uma estética definida por ela como “glow” e “fancy”, o clipe acompanha a cantora em um processo de redescobrimento e superação amorosa, culminando em seu grande momento como a estrela do show, uma diva. 

“Essa estética ficou por muito tempo distante das possibilidades e projeções das mulheres negras. Por isso, a gente quis retratar isso no vídeo, mostrando que ter esse glamour é possível para nós também. Por que não? É uma forma de dizer que ‘posso até sofrer, mas sofro bonita’”, destaca a artista. “Por muito tempo, tivemos nossa questão estética anulada, e, por isso, assistir a construção dessa retomada de empoderamento, entre mulheres de todas as idades, é de se encher a esperança! É pensar que meninas dessa nova geração terão referências para se enxergar e se orgulhar”.

“O que te faz sentir bonita?”

Para acompanhar o lançamento da faixa, a cantora também convidou influenciadoras e militantes pretas do Norte, Nordeste e Sudeste do país, como Amanda Campelo (PA), Rafa Militão (AM), Luz Ribeiro (SP) e Enme (MA), para contar o que as faz se sentir bonitas e estimular discussões sobre padrões estéticos e processos de autoconhecimento. O material está disponível no Instagram @annasuav.

Anna Suav

MC, poeta, cantora, compositora e produtora audiovisual e cultural, Anna Suav nasceu em Manaus (AM) e fortalece a cena cultural de Belém (PA) desde 2017, quando criou o projeto “Slam Dandaras do Norte” (2017-2019), com o objetivo de ocupar o espaço predominantemente masculino do rap com mais mulheres. O projeto e suas inquietações a motivaram a dar início a sua carreira musical.

Em suas composições, Anna Suav pontua a necessidade de demarcar questões de representatividade feminina e negra, afetividade e os processos de invisibilidade que perpassam o Norte do país. A artista já trabalhou com nomes como MC Deeh, Guitarrada das Manas, Papo de Preto, Cachalote e Drin Esc, conta com mais de 20 mil visualizações em seu canal no Youtube e já passou pelos palcos físicos e virtuais de festivais como o Se Rasgum (PA, 2019), Felino Preta (SP, 2020) e Latinidades (2020). Em 2019, ao lado de Bruna BG, com quem tem uma dupla, foi contemplada pelo Edital Natura Musical para a produção de um álbum visual.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.