Isabella Botelho; 26/03/2021 às 13:30

Raiz Campos reúne grafiteiros do AM e leva arte urbana para Presidente Figueiredo

Além do Mega Mural que representa a identidade cultural de Presidente Figueiredo, a comunidade pode participar de uma oficina de técnicas básicas de grafite com todos os protocolos de segurança

Cupuaçu, cachoeira, galo da serra, elementos que retratam a identidade cultural do Município de Presidente Figueiredo no Amazonas foram transformados em cores e traços por grafiteiros do Estado, no “Encontro de Graffti Galo da Serra”, nos dias 23 e 24 de março, com o intuito de reunir a cultura Hip-Hop e o Graffti na cidade. O evento, que construiu o Mega Mural artístico de 80 metros de comprimento, foi contemplado no Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais.

Foto: Divulgação/Assessoria

O coordenador do evento, o grafiteiro Raiz Campos, que foi criado na vila de Pitinga, na Reserva indígena Waimiri Atroari, próximo à Presidente Figueiredo, explica que escolheu o local como uma forma de retribuir toda a vivência da infância. “Tenho muita gratidão por esse lugar, foi aqui que tive as primeiras referências de arte com meu pai (Dennes Lucena) que foi um grande artista de Pitinga”, disse o artista, que é conhecido no cenário de arte urbana por retratar a cultura amazônica nos viadutos de Manaus e em outras cidades do mundo.

O Mega Mural foi construído na Escola CETI Maria Eva dos Santos, no bairro galo da serra, e os alunos tiveram a oportunidade de participar da atividade formativa “Técnicas básicas de grafite”, seguindo todos os protocolos de segurança, com a artista Thaisis Isy. Após utilizar a técnica em tablados de madeira, os alunos levaram para casa as obras produzidas. “Queria muito trazer, não só o mural para Figueiredo, mas também incentivar a comunidade a saber mais sobre arte urbana, pois é a cultura que eu vivencio todos os dias”, comenta Campos.

Para construir essa verdadeira galeria de artes a céu aberto, Raiz preparou uma imersão na natureza para os participantes. “Acho muito importante que os artistas vivenciem tudo o que Presidente Figueiredo pode proporcionar, por isso, ficamos em uma pousada perto de uma cachoeira para desfrutar toda essa experiência”.

Raiz Campos pretende levar a arte urbana novamente para Presidente Figueiredo e para outros municípios do Amazonas. Segundo o artista visual, o próximo evento será em São Gabriel da Cachoeira (AM). 

Raiz Campos (Foto: Divulgação/Assessoria)

Além do grafiteiro Raiz Campos, participaram da construção do Mega Mural do Encontro de Graffiti Galo da Serra em Presidente Figueiredo os artistas visuais: Amazon Arabe, Johnny  Bulk, Denis, Isy, Tyna, Riq, Emerson Soft, Ploris, Robson Megart, Gnos e Geofram.

Sobre Raiz Campos

Raiz Campos é um jovem artista visual que impressiona o mundo com seus graffitis que representam a cultura amazônica. Os traços e cores que retratam as belezas naturais e a visibilidade dos povos indígenas estampam Manaus e várias outras cidades do Brasil, onde leva todas as referências da vivência da infância na Vila de Pitinga, na Reserva Waimiri Atroari.

O grafiteiro já foi convidado para participar de eventos nacionais e internacionais para levar seu olhar sensível e estampar diversos lugares, ganhando destaque na mídia nacional e internacional.

Em 2012, Raiz estava entre os seis grafiteiros que participaram da Pré-Bienal de Artes “Dos lápis de Di ao festim das Barrancas” que reuniu grandes expoentes das artes do Amazonas. Em 2013, Raiz fez uma turnê pela Bahia, Paraíba, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, visitando 18 cidades, estudando povos e culturas tradicionais de cada lugar por onde passou num processo de imersão artística e divulgação do seu trabalho.

Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.