Hilana Rodrigues; 28/05/2021 às 11:00

Público terá acesso a acervo digital de Vinicius de Moraes

As obras disponíveis totalizam quase 35 mil imagens digitalizadas

Todo o acervo da vida e obra do poeta e diplomata Vinicius de Moraes (1913-1980) pode ser acessado, de forma virtual e gratuita, no site oficial do artista. O acervo do poeta se encontra no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Desde 1992, o acervo está aberto para consulta pública presencial na instituição, mas só agora a empresa criada pelos filhos de Vinicius realizou a gestão da obra e direitos autorais. Digitalizando as informações,  democratizaram o conteúdo para pesquisadores e o público em geral.

Além dos materiais já conhecidos, será possível ter acesso a dados desconhecidos pelo grande público, como o processo de criação de um poema ou composição e seus diversos rascunhos. São 6 mil registros envolvendo mais de 11 mil documentos originais, entre manuscritos e datilografados, que totalizam quase 35 mil imagens digitalizadas.

Coordenado por Marcus Moraes, o sobrinho-neto de Vinicius disse, em entrevista à Agência Brasil, que o projeto tem dois eixos, sendo eles: preservar e disponibilizar a informação. “Tem dois objetivos principais: a preservação dos documentos; quando você digitaliza, faz uma cópia digital, e você, que só tinha acesso presencial à Casa de Rui, agora basta ter acesso à internet para consultar os documentos”.

Marcus Moraes observou que alguns manuscritos estão em processo de autorização, porque “são conteúdos de outras pessoas”. Ao todo, o acervo de Vinicius de Moraes inclui poemas, textos em prosa, letras de música, peças teatrais, roteiros de filmes, discursos, notas e cartas, agora disponíveis para consulta online.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.