Hilana Rodrigues; 03/08/2021 às 12:00

Protec/Ufam divulga abertura de processo seletivo para projetos de Inovação Tecnológica

As inscrições seguem até o dia 16/08

A pró-reitoria de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Amazonas (Protec/Ufam) abriu inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Confira o edital.

O processo seletivo segue com inscrições abertas até o dia 16/08 e podem ser realizadas por meio do e-mail institucional pibiti@ufam.edu.br. Para efetivar a inscrição, os interessados devem enviar os arquivos: ficha de cadastro preenchida; Projeto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PDTI) e Planilha de Pontuação do Docente, referente aos 3 últimos anos de publicação. Arquivos encontrados no Anexo II do edital.

O PIBITI tem como objetivo introduzir jovens do ensino superior em atividades de pesquisa em desenvolvimento tecnológico e inovação contribuindo para a formação de recursos humanos dedicados ao fortalecimento da capacidade inovadora de empresas, em busca de possibilidades de transferência de tecnologia.

Requisitos para orientadores e discentes

Entre os requisitos para os orientadores, estão: serem pesquisadores vinculados à Ufam; estarem cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq certificado pela Ufam e serem, preferencialmente, bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Enquanto os requisitos para discentes são: estarem regularmente matriculados em curso de graduação da Ufam; serem indicados pelo orientador, não possuírem vínculo parental com o orientador e receberem apenas uma modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação com bolsas de outros programas, exceto aquelas permitidas pelas normas institucionais. Confira todos os requisitos no Edital.

Avaliação dos projetos

Os projetos serão avaliados e selecionados pela Coordenação Institucional do PIBITI, que avaliará o cumprimento das normas do edital, o mérito técnico-científico de caráter tecnológico e inovação, a viabilidade de execução do projeto, além do Currículo Lattes do orientador, que deverá ser de acordo com a tabela de pontuação indicada pelo próprio orientador.

Financiamento e divulgação do resultado da seleção

O presente edital recebe recursos do orçamento do CNPq e da Ufam para o pagamento das Bolsas de Iniciação Tecnológica (BIT). De acordo com o cronograma do Edital, o resultado preliminar será divulgado no dia 22 de agosto e o resultado final, no dia 26 de agosto.

Fonte: Ufam

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.