Isabella Botelho; 16/02/2021 às 15:00

Projeto Viva Melhor Sabendo promove ação de testagem e aconselhamento para o HIV em Belém e região metropolitana

A ação será realizada com o objetivo de ampliar em 30% a distribuição do autoteste de HIV para adolescentes e jovens entre 14 e 29 anos, com aconselhamento pré e pós-teste, além de suporte de atendimento telefônico sobre o uso do autoteste

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto Peabiru, em parceria com a Prefeitura de Belém, o Governo do Estado do Pará e diversas organizações sociais, por meio do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem (VMSJ) realizam ação de testagem e aconselhamento para o HIV na próxima quinta-feira, 18, das 9 às 18 horas, na sede do Instituto Peabiru, com o objetivo de ampliar em 30% a testagem entre jovens e adolescentes na cidade, além do monitoramento integrado à equipe do município para que 90% das pessoas testadas positivas para o HIV tenham suporte de aconselhamento e iniciem o tratamento.

“O Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem levanta a bandeira dos direitos sexuais e direitos reprodutivos de adolescentes e jovens, que envolve o protagonismo deles. Especialmente falando da prevenção combinada, o HIV e as outras IST’s, com destaque para o autoteste HIV que é o que nós estamos trabalhando atualmente. Por isso, toda a estratégia, mecanismo, tecnologia, que favorece, facilita testagem, prevenção, e até mesmo tratamento, em relação ao HIV/Aids, precisam ser priorizados”, afirma o Articulador Social do projeto pelo Instituto Peabiru, Edgar Barra.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), na região metropolitana de Belém, em 2019 foram notificados 260 casos positivos para o HIV em pessoas entre 14 e 29 anos. Já em 2020, até o mês de março foram notificados mais 50 novos casos na mesma faixa de idade, sendo 52% dos 96 casos notificados de todas as faixas etárias.

Disponibilização de auto testes de HIV e Atendimento Especializado

O autoteste de HIV é intuitivo e muito fácil de fazer. Funciona da mesma forma que os testes rápidos utilizados em serviços de saúde ou em ações de promoção da saúde, com a diferença que pode ser feito pela própria pessoa, em casa ou em qualquer lugar, sozinho ou acompanhado de uma pessoa de confiança. O projeto conta com um atendimento telefônico especializado objetivando aumentar o acesso de adolescentes e jovens mais vulneráveis ao diagnóstico oportuno para o HIV e a inserção ativa daqueles testados positivos na adesão ao tratamento, na sua capacidade do autocuidado e sucesso na terapia antirretroviral.

“Para ter acesso ao insumo o/a adolescente e jovem entra em contato com nosso telefone e é atendido(a) por um técnico especializado em aconselhamento pré e pós-teste. A entrega do autoteste é agendada em local de fácil acesso para adolescentes e jovens encontrarem o/a mobilizador (a) do projeto, e por fim chega às mãos delas/deles. O/a adolescente tem a opção de realizar o autoteste em casa ou tendo o acompanhamento dos mobilizadores do projeto”, explica Edgar.

Na entrega do insumo, os jovens recebem orientações sobre como funciona o autoteste, riscos, potencialidades, janela imunológica, além do uso de preservativos e prevenção combinada, bem como, passam por uma entrevista para registro junto a um(a) técnico(a) do projeto. O atendimento aos adolescentes e jovens é gratuito, funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h e pode ser solicitado pelo telefone (91) 9 9197-0299 (WhatsApp ou ligação).

O projeto Viva Melhor Sabendo Jovem também conta com a parceria da Pastoral da Aids, Instituto Jovem Positivo do Pará, Espaço Cultural Nossa Biblioteca, Lar Fabiano de Cristo, Pastoral do Menor – Paróquia do Perpétuo Socorro, Redes de Pessoas Vivendo com HIV, Rede Paraense de Pessoas Trans.

Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.