Ariel Bentes; 06/08/2020 às 16:16

Projeto Vírgulas Cardeais lança livro de argumentação para crianças e adolescentes

Qualquer pessoa poderá baixar o material depois de preencher um pequeno formulário de e-mail e contato

O projeto literário Vírgulas Cardeais disponibilizou ontem, 05 de agosto, para download gratuito o livro eletrônico Diário de Bordo – o miniguia da escrita argumentativa. Qualquer pessoa poderá baixar o material depois de preencher um pequeno formulário de e-mail e contato.

Este é o primeiro trabalho editorial da Vírgulas Cardeais. O material resulta de pesquisa de Maria Cecília Costa durante o curso de especialização em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e é focado, principalmente, no público infantojuvenil.

O livro é um dos resultados do 1º Ciclo de Voluntariado da Vírgulas Cardeais, um projeto que chegou a envolver cerca de 20 voluntários, liderados pela presidente Maria Cecília Costa e Glean Oliveira. Os voluntários que trabalharam na elaboração do livro foram: Antônio José de Paula (estratégia de distribuição), Erick Fernandes (projeto gráfico), Iolanda Ventura (texto e revisão), Karen Morais (revisão), Maria Clara Loureiro (ilustração) e Maria Cecília Costa (texto, pesquisa e editora-executiva). 

Originalmente, a metodologia do Diário de Bordo seria implementada com minicursos presenciais em escolas de Manaus, mas com a pandemia de Covid-19, os planos foram alterados no meio do período de voluntariado: “percebemos que fazer um livro eletrônico poderia ajudar muitas pessoas, ainda mais com as desigualdades no acesso à educação no Brasil, principalmente durante a pandemia”, diz Maria Cecília.

Sobre a Vírgulas Cardeais

A Vírgulas Cardeais dedica-se à produção de conteúdo literário e educacional. Criada em Manaus (AM) pela jornalista e especialista em Educação Maria Cecília Costa, desde 2018 produz eventos de discussão e divulgação científica, além de manter colunas literárias em sites como Mapingua Nerd e Cine Set.

Desde 2019, a Vírgulas Cardeais é uma organização-membro da United Nations Sustainable Development Solutions Network Youth (UN SDSN Youth), alinhada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4, Educação de Qualidade.

Atualmente, o projeto pode ser acompanhado pela sua página no Instagram (@virgulascardeais) e pelo site próprio, com análises semanais de obras literárias (virgulascardeais.com). 

Fonte: Assessoria 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.