Isabella Botelho; 07/08/2020 às 16:00

Projeto que retrata realidade da pandemia em Manaus ganha bolsa da Getty Images

Tommaso Protti, um dos fotojornalistas premiados, esteve na capital amazonense para registrar os impactos da pandemia

A Getty Images anunciou, no fim de julho, os selecionados no programa anual Reportage Grants, que neste ano premiou 8 fotojornalistas com US$ 5 mil cada um por projetos focados na pandemia da Covid-19. O objetivo da série de doações era apoiar os fotógrafos de todo o mundo enquanto eles trabalham para capturar com segurança o amplo impacto da pandemia em suas comunidades.

Um dos oito selecionados é o fotojornalista italiano Tommaso Protti, autor do projeto “Brazil’s Covid-19 Poor”, que documentou os impactos da pandemia do novo coronavírus em comunidades pobres de São Paulo (SP) e Manaus (AM), duas das capitais brasileiras com mais óbitos.

Protti esteve em Manaus no início do mês de maio, quando a capital atingiu o pico de casos e o sistema de saúde colapsou. Em entrevista ao Mercadizar.com, ele descreveu os quatro dias que passou na cidade para cobrir a pauta: “Eu fiz uma cobertura geral, acompanhei uma unidade do SAMU, fotografei num cemitério, tive acesso a um hospital de campanha e fui numa comunidade indígena. Eu conheço bem a cidade, estou fazendo um trabalho a longo prazo sobre a Amazônia, e dessa vez foi impactante ver o que está acontecendo”.

“Os poucos dias que eu fiquei foram suficientes para fazer bastante material. Eu estou documentando a crise no Rio de Janeiro e em São Paulo também e a minha percepção é que em Manaus está mais dramático. Nos dias que passei na cidade, o SAMU não tinha muitas ocorrências relacionadas ao covid-19, eu registrei muitos casos de óbitos dentro de casa e isso foi muito impactante”, continua. 

Conheça os outros vencedores: 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.