Isabella Botelho; 12/05/2020 às 17:00

Projeto Corona Verificado chega ao Brasil para combater fake news

A plataform brasileira é fruto de uma parceria entre Lupa, Aos Fatos, Estadão Verifica

Para reforçar a luta contra a desinformação e o combate à disseminação de fake news, chega ao Brasil o projeto Corona Verificado, que traz traduções da plataforma LatamChequea Coronavírus, lançada em abril com materiais em língua espanhola. A base brasileira é fruto de uma parceria entre Lupa, Aos Fatos, Estadão Verifica e as iniciativas de fact-checking Observador e Polígrafo, de Portugal.

Primeira plataforma de conteúdo verificado em português sobre o novo coronavírus, o projeto já conta com mais de 2 mil checagens e medidas tomadas pelos governos nacionais de 18 países ibero-americanos desde o início de 2020 e será atualizada diariamente, enquanto durar a pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além das verificações, a plataforma disponibiliza as medidas tomadas pelos governos da América Latina, da Espanha e de Portugal para conter a disseminação do vírus. É possível ver quais iniciativas tomadas pelos Executivos nacionais e qual a duração delas.

As bases em português e espanhol têm como fonte a base global de checagens elaborada pela International Fact-Checking Network (IFCN), que pode ser consultada através do link ou a partir das hashtags #CoronaVirusFacts e #DatosCoronaVirus nas redes sociais. No Brasil, o Corona Verificado conta com o apoio do Google News Initiative.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.