O Prêmio Literário da Cidade de Manaus continua com inscrições abertas até o próximo dia 23 de junho. As inscrições, assim como o regulamento e mais informações, para a 10ª edição do prêmio podem ser realizadas no site pelos próximos nove dias.
Lançada pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), em parceria com a Fundação Municipal de Cultura (Manauscult), a premiação contempla categorias nacionais e regionais e permite a inscrição de obras inéditas. Para este ano, o Concultura prevê um novo recorde na quantidade de inscritos comparado à 2020, que teve 164 inscritos.
“Ainda temos mais nove dias para inscrições e o número de inscritos já é quase o do ano passado, então estamos muito satisfeitos de ver que estes são Prêmios que estão chamando atenção das pessoas e que estão atraindo vários artistas”, diz Tenório Telles, presidente do Concultura.
Para promover destaque na diversidade cultural, o edital possui quatorze gêneros literários, incluindo não apenas ficção e poesia, mas também ensaios de diversas naturezas, como teatro infantil, livro de memórias e jornalismo literário. Segundo Telles, a premiação pretende exaltar a união de produção escrita no país.
Com premiação no valor de R$ 5 mil para as categorias nacionais, as premiações de R$ 3 mil para as categorias regionais exigem que o participante comprove moradia em Manaus há pelo menos três anos. Para isso, é necessário incluir RG, CPF, comprovante de residência e certidões negativas de dívida municipal, estadual e federal no formulário de inscrição.
Tenório ressalta a importância de novos talentos e literatura para descrever e aliviar os momentos difíceis em meio da pandemia de Covid-19. “Nossa cidade e o país estão precisando disso, para que possamos retomar nossa vida social e cultural. A literatura é fundamental nisso, porque ela é a confiança nas possibilidades do ser humano”, finalizou.
Fonte: ManausCult
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.