Em março, lançamos a revista #PorElasParaElas buscando incentivar, homenagear e inspirar todas as mulheres. Neste mês do Outubro Rosa, escolhemos dar continuidade a esse projeto através da #PorMimPorVocê, uma campanha pensada e criada para estimular cada vez mais o cuidado com a saúde feminina, indo muito além do físico e trazendo para a conversa a importância e necessidade da gentileza consigo mesma em todas as áreas da vida.
Para dividir suas experiências pessoais e reforçar a importância do autocuidado, convidamos mulheres reais para dialogarem com as seguidoras do Mercadizar respondendo a pergunta “O que você faz por você?”. Para esta semana, conversamos com a ginecologista e sexóloga Thais Silotti – enquanto mulher e profissional – sobre a importância do autocuidado e do autoexame.
“Às vezes as pessoas acham que, para você ter autocuidado, você precisa de tempo, de recursos financeiros. Eu não vejo assim. Autocuidado é você se oferecer o melhor que você pode ser. Para isso, você precisa se ajudar. Então, não necessariamente precisa ter recursos para procurar um profissional. É você, com as suas maneiras, com os seus recursos, se ajudar todos os dias. Hoje, nós temos muitas informações na mídia sobre alimentação, sobre cuidado pessoais”.
https://www.instagram.com/p/CGhnQY7jmVS/
Em outubro, quando muito se fala de autoexame como a principal forma de prevenção ao câncer de mama, Thais reforça que, embora seja importante, o autoexame não é diagnóstico. Para ela, é de extrema importância que a mulher conheça seu corpo, todas as suas formas e peculiaridades, pois apenas assim ela poderá se autoexaminar e reconhecer alguma mudança.
“Invistam nos seus exames ginecológicos anuais. Essa é a única maneira que nós temos de detectar precocemente alguma doença que vai além do seu potencial de se autodiagnosticar. O autoexame é muito importante, mas não serve para diagnóstico. O autoexame é para autoconhecimento. É você se manipular do seu jeito, da sua maneira, sem seguir protocolos procurando coisas diferentes que você possa encontrar no seu autocuidado”.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.