Isabella Botelho; 19/07/2021 às 15:00

Podcast documental Primeiro Contato remonta a história dos computadores e games no Brasil

Série de 12 episódios traz relatos inéditos dos bastidores do mercado de games nas décadas de 1980 e 1990

O B9, uma das maiores publishers de podcasts do Brasil e o site de jornalismo de games Overloadr, anunciam o lançamento da coprodução “Primeiro Contato” nesta segunda-feira, 19. O programa contará a história da chegada dos computadores e seu universo de jogos eletrônicos e entretenimento nos lares brasileiros.

Com uma narrativa dramática e envolvente, a temporada de 12 episódios aborda temas como os primeiros computadores nacionais, a inauguração de empresas pioneiras no setor de games por aqui, a revolução multimídia dos CD-ROMs e a popularização desta mídia nas bancas de jornal, passando pelas primeiras localizações de jogos e outros assuntos históricos.

“Primeiro Contato” traz mais de 50 entrevistas, captadas ao longo de um ano, e vasta pesquisa sobre o contexto histórico, político e econômico do Brasil nas décadas de 80 e 90. O podcast remonta os bastidores de um mercado que, diferente da atualidade, era dominado por empresas brasileiras, como a Brasoft, Tectoy e CD Expert.

Assista ao trailer:

De acordo com Henrique Sampaio, do Overloadr, Primeiro Contato dá voz aos homens e mulheres que deram início ao mercado e à indústria de games para PC no Brasil, muitos dos quais sequer são lembrados ou reconhecidos atualmente. “São histórias humanas que captam a emoção e os perrengues dos negócios internacionais, dos conflitos corporativos, das dublagens precursoras, dos primeiros games brasileiros e dos pânicos morais em torno dos jogos violentos no final da década de 90. É um trabalho inédito e histórico que deve servir de referência para futuras gerações”, explica.

A rede B9 de podcasts contou com mais de 50 milhões de plays e mais de 2000 episódios publicados em 2020. Já o Overloadr, por sua vez, é conhecido por uma comunidade fiel de ouvintes que financiam o projeto há mais de cinco anos. Atualmente, eles já contam com mais de 620 episódios de podcasts lançados, além de mais de 500 lives no YouTube e Twitch.

Intitulado “Computadores brasileiros”, o primeiro episódio do podcast já está disponível e você pode ouvir aqui.

Fonte: Assessoria

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.