Isabella Botelho; 02/12/2019 às 15:55

Pixel Show reúne design, tecnologia, música e o melhor da criatividade em sua 15ª edição

Evento reuniu profissionais da comunicação em São Paulo 

Maior Festival focado em criatividade da América Latina, o Pixel Show, organizado pela Zupi, reuniu profissionais da comunicação em São Paulo no último final de semana. Foram 15.000 metros quadrados dedicados à música, artes, realidade virtual, games, design, moda e encontros de negócios. Em 2005, em sua primeira edição, o evento recebeu cerca de 300 pessoas. Este ano, estima-se que cerca de 60 mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções Pro Magno. 

O PS conta com a Conferência, os Workshops e a Feira e tem um tema central: Tendência, Inspiração, Cultura, Economia Criativa, Futuro e Legado. O evento é uma imersão em busca do ócio e da criatividade perdida, sendo possível conhecer métodos, processos criativos, experiências e histórias inspiradoras, bem como compartilhar ideias com os convidados e participantes de todos os cantos do continente. 

Conferência Internacional de Criatividade

Formada a partir das mais variadas vertentes da economia criativa, a Conferência contou com palestrantes e painelistas que apresentaram um final de semana de cases, experimentações, temas atuais e relevantes e os principais detalhes por trás da criação de seus trabalhos, incentivando e inspirando o público que passou pelo Auditório e pelas salas Business, Design, Digital, Publicidade, Visionários, Voice, Voxel Mackenzie e Tech 3M. 

Por lá, passaram grandes nomes do design internacional como David Carson e Yuko Shimizu, e profissionais brasileiros como Vinícius Magalhães, estrategista de marcas do Twitter Brasil, Nana Lima, Co-Fundadora e Diretora de Impacto da Think Eva e da Think Olga, Julius Wiedemann, Designer, Raoni Cusma, Fundador da Orolab, e Lara Mascarenhas, Diretora de Marketing da Viacom.

Com uma programação diversificada e extensa, com cerca de 50 palestras e painéis por dia, participamos das palestras abaixo e reunimos as seguintes informações para vocês:

  • 10 coisas que aprendi sendo criativa, com Yuko Shimizu

Yuko Shimizu, uma das designers mais conhecidas e influentes do mundo, subiu ao palco do Auditório, revelou as 10 coisas que aprendeu sendo criativa e contou sobre sua trajetória até virar a profissional que é hoje. Dentre suas principais dicas aos profissionais da área, estavam: Fazer ilustrações que a fotografia não possa registrar (Seja criativo!); Não tem problema você dizer não. Não aceite trabalhos que não te dão uma boa noite de sono; e, acima de tudo, faça o que você ama. Mas não porque isso te dá a felicidade eterna, e sim porque fazer o que você ama pode te ajudar a passar pelas situações mais difíceis. 

(Foto: Mercadizar.com)
  • Conversas que transformam a cultura, com Vinícius Magalhães

Estrategista de marcas do Twitter Brasil, Vinícius Magalhães palestrou na Sala Publicidade e falou sobre a importância do Twitter às marcas e a sua influência na sociedade. Além disso, deu dicas sobre produção de conteúdo para o meio e apresentou cases de sucesso de marcas usando a plataforma. 

(Foto: Mercadizar.com)
  • O papel do feminismo na publicidade, com Nana Lima

Fechando o dia de palestras na Sala Publicidade, Nana Lima, Co-Fundadora e Diretora de Impacto da Think Eva e da Think Olga, mostrou o impacto que o movimento feminista tem sobre a publicidade e como as marcas devem aderir à causa.

(Foto: Mercadizar.com)

Workshops

Nos workshops A Arte de Contar Stories, Estruturando Projetos Criativos e Minha Ferramenta é o Olhar: Ilustração Narrativa, por exemplo, foi possível aprender com os melhores profissionais da Zupi Academy, maior crossmedia de artes e criatividade do Brasil. 

Feira do Festival de Criatividade

Espaço aberto e de acesso gratuito ao público geral, tudo o que há de mais criativo no Brasil esteve reunido na Feira de Criatividade do Pixel Show. Foram exposições de artes e audiovisuais, painéis de ilustração colaborativos, intervenções artísticas, mini palestras com temáticas diversas, produtores de publicações independentes, makers, escultores e marcas dos mais diversos tamanhos e segmentos.

  • Live Art e Performance:

Durante os três dias de Pixel Show foi possível ver artistas em ação, fazendo aquilo que mais amam: arte. Afinal, como diria o Faustão, quem sabe faz ao vivo! Entre os destaques, estiveram a performance O Universo e a Bolha de Sabão – Tô de bolhas, em que a artista Juli das Bolhas convida os participantes a brincarem e interagirem com as bolhas, e Woodaholic, empresa que produz artes em MDF. 

A artista Arima Rayana, que faz ilustrações usando apenas canetas de cor preta, também esteve presente na área dedica ao Live Art. 

https://www.instagram.com/p/B3Zr06Fpu8S/

  • Arena Musical:

O Festival de Música do Pixel Show cresceu e, este ano, os locais e períodos de performances das bandas foram ampliados, o que deixou o evento ainda mais dinâmico e animado. 

  • Exposições:

O Festival tem um programa de exposições no qual experiências e trabalhos conceituais são expostos todos os anos. O objetivo principal é criar locais inspiradores, incentivar a inovação e a conexão ao mundo da arte, registrar a produção de trabalhos autorais e gerar novas ideias ao público.

Ao todo, seis exposições estiveram abertas ao público: Dreamdeck, da Modular Dreams, Balão Cubo, da Beenoculus, Expo de Papel, da Paperchaar, Expo LUG, do Lego Users Group, Meu Primeiro Videogame, de Daniel Rayel, e Autorama, da Autorama Brandslab. 

  • Tattoo Space:

O Espaço Tattoo está presente no Pixel Show desde 2015. Artistas tatuadores criaram desenhos exclusivos para quem quisesse se tatuar durante o evento.

  • Sharp Talks:

O Sharp Talks era um dos espaços dedicados à novas ideias, temas e projetos apresentados em palestras com duração entre 15 e 20 minutos ou painéis de 60 minutos. Neste espaço, criativos como Juliana Morganti, Marina Ramos e Sandro Morishita contaram e conversaram sobre seus projetos, assuntos gerais, tecnologia, negócios, diversidade, educação e inovação.

  • Feira de recrutamento:

Pela segunda vez, o Espaço do RH, realizado pelo Pixel Show em parceria com a Trampos.co, proporcionou entrevista in loco e networking com recrutadores de grandes empresas como Globo, Omelete&Co, Arezzo, Nubank e Itaú. 

  • Lojas e produtores locais:

A Feira de Criatividade também abriu espaço para os produtores e microempresários locais, que tiveram a oportunidade de vender seus produtos e divulgar seus trabalhos ao público. Para Thiago Consp, designer gráfico, artista visual e grafiteiro, o PS é um evento único para os artistas. “O Pixel Show é um evento que todo mundo espera. Artista plástico, escultores e ilustradores digitais esperam esse evento pelas palestras, para conhecer pessoas novas e que serve como termômetro para nós sabermos o que as pessoas de outros estados estão produzindo também.”

https://www.instagram.com/p/B4hzq8JnVk0/

Consp, como é conhecido, utiliza o design e a arte em prol da divulgação e em busca da representatividade do movimento preto. “Eu acho que a função tanto do design quanto da arte é incomodar mesmo. Meu trabalho fala sobre a beleza afro e eu acho que a gente tem que se expor mesmo e criar espaços para poder se colocar e ocupar o mercado.”

Leonardo d’Almeida, artista que também esteve presente no evento, criou, em parceria com a artista Lorar, uma tabela periódica um tanto quanto diferente. Colorida e inovadora, ela tem a proposta de apresentar os elementos químicos de uma forma divertida, mostrando suas aplicações no dia a dia. 

“Essa ideia surgiu para preencher uma lacuna que ficou em mim enquanto eu ainda era criança, era algo que eu queria que existisse quando eu era criança. Eu olhava para a Ciência e para os livros de experiências e achava tão legal e eu queria que as pessoas sentissem o mesmo que eu vendo aquilo, que pra mim era uma grande brincadeira. Então, nós fizemos essa tabela periódica ilustrada, que é uma forma lúdica de trazer a experiência do aprendizado da Ciência para um campo mais didático, convidativo, criativo e artístico.”

https://www.instagram.com/p/B2DCeBXja_u/

Confira os destaques no nosso Instagram para ver tudo o que rolou no Pixel Show!

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.