Isabella Botelho; 03/06/2019 às 17:42

Pesquisas e projetos sustentáveis da FAS

Conheça as ações da Fundação Amazonas Sustentável

(Reprodução/Internet)

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, criada em 8 de fevereiro de 2008, através de uma parceria entre o Banco Bradesco e o Governo do Estado do Amazonas. Hoje, recebe o apoio de diversas outras empresas, como Coca-Cola e Samsung.

Atuando em 16 das 42 Unidades de Conservação (UC) do Amazonas, o principal objetivo da organização é fazer com que a sociedade brasileira perceba a importância da floresta.

“A Amazônia em pé é muito mais importante para a economia do que nós imaginamos e é essa a nossa missão enquanto fundação. Nós queremos fazer com que a sociedade perceba isso e possa ajudar a protegê-la.”, afirmou Felipe Costa, coordenador de comunicação da FAS durante a I Semana de Meio Ambiente e Comunicação.

Para isso, a fundação conta com quatro iniciativas principais:

  • Programa Bolsa Floresta:

Implementada em 2008, a iniciativa é um Programa de Recompensa por Serviços Ambientais para famílias moradoras ou usuárias de uma das 16 Unidades de Conservação (UC) do Estado, cuja adesão envolve a anuência de nove critérios, além de pré-requisitos previstos no acordo firmado com cada beneficiário.

Dentre os critérios, estão o compromisso de não-desmatamento de florestas, bem como a participação em oficinas de gestão, medidas para prevenir queimadas e garantir a presença de crianças nas escolas.

Em 2017, o Programa alcançou a marca de 39.420 pessoas e beneficiou 9.610 famílias, moradoras de uma das 16 UC´s. Ao todo, são 10.974.971 hectares de áreas protegidas, além de um investimento de R$ 990,11 por família, definido a partir de discussões democráticas e amplas com os beneficiários.

O benefício é preferencialmente concedido às matriarcas das famílias, que são as titulares dos cartões, o que atribui ao programa um caráter de valorização e empoderamento feminino.

  • Programa de Educação e Saúde:

Estabelecido em 2012, o Programa de Educação e Saúde (PES) implementa um conjunto de projetos e iniciativas para promover o acesso à educação de qualidade, formação profissionalizante e atenção básica de saúde nas UC´s onde atua.

As iniciativas estão voltadas ao desenvolvimento de soluções e políticas públicas  direcionadas à atenção integral da primeira infância da criança ribeirinha, à mobilização para o acesso a direitos de adolescentes e jovens, a educação básica e profissionalizante em áreas remotas e ao desenvolvimento de modelos de saúde voltados para a realidade amazônica.

Todas as ações do PES estão alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados a erradicação de fome, saúde e qualidade de vida, educação de qualidade, água limpa e saneamento, inovação e infraestrutura e redução de desigualdades.

  • Programa de Soluções Inovadoras:

Honrando um dos seus principais objetivos, o de incentivar a implementação de soluções inovadoras na Amazônia, sobretudo em comunidades afastadas dos grandes centros, a FAS busca, através de parcerias, criar e aprimorar soluções voltadas à conservação ambiental, qualidade de vida, empoderamento social, educação, gestão de redes, pesquisa em desenvolvimento e geração de renda, sempre no âmbito dos ODS, da Organização das Nações Unidas (ONU).

  • Programa de Gestão e Transparência:

A FAS adota um conceito de inovação organizacional em seus processos de gestão e transparência, mantendo-se aberta a novas ideias e oportunidades, através do monitoramento integrado das diversas áreas da organização, o que possibilita realizar a gestão e a integração de novos projetos e iniciativas às ações em curso.

Comunicar para desenvolver

Para colocar essas ações em prática, a FAS aposta em uma boa e eficaz comunicação, não apenas interna, mas entre a fundação e as comunidades e famílias beneficiadas.

Segundo Felipe Costa, a intenção da fundação é comunicar para o público certo, sempre passando a mensagem correta. Para isso, a equipe de comunicação desenvolve três principais estratégias: a priorização do público, a produção de conteúdo de impacto e adoção de melhores práticas de comunicação.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.