Patrícia Patrocínio; 01/09/2021 às 09:30

Pesquisa revela expectativas de brasileiros para o período pós-vacinação contra a Covid-19

A pesquisa foi desenvolvida a partir da avaliação de comentários espontâneos de internautas brasileiros

Em julho, o Datafolha divulgou uma pesquisa que revelou que 94% dos brasileiros afirmam querer se vacinar contra a Covid-19. A partir dessa informação, a Orbit Data Science realizou um estudo para saber o que a população pretende fazer pós-vacinação completa.

O levantamento busca apontar como se dá a expectativa de um cenário com a maioria da população vacinada e a perspectiva de retorno aos antigos padrões. Uma das descobertas foi que as expectativas dos brasileiros mudaram ao longo da pandemia. O recorte da pesquisa começa em 20 de fevereiro de 2020, e se estende até 21 de junho deste ano, tentando estabelecer uma comparação entre a evolução das opiniões analisadas e a evolução da pandemia no país.

A pesquisa foi desenvolvida a partir da avaliação de comentários espontâneos de internautas brasileiros que mencionaram suas expectativas sobre o que desejam fazer após a vacinação nas redes sociais. De acordo com a empresa, as observações classificadas para o estudo representam uma amostra com 99% de nível de confiança e 3% de erro amostral de tudo que se falou nas redes sobre o assunto no período.

A análise desses comentários levou à descoberta de 122 opiniões, que foram divididas em 20 diferentes categorias sobre o tema, e foram analisadas em 4 fases distintas. Estes resultados apontam para três principais tipos de expectativas com o momento pós-vacina: de emoção, de celebração e de retomada. A incidência das opiniões, “extravasar” foi a principal opinião do estudo, com 7,6% do total. Além desta, entre as opiniões mais frequentes por categoria foram: “frequentar lugares – passar tempo fora de casa” (4,4% do total); “festejar – vou beber” (4,1% do total); “estar com pessoas – encontrar amigos” (3,9% do total) e “aplicação da vacina – vou criar uma memorabília” (3,8% do total). Esta última faz referência a guardar objetos utilizados na pandemia como souvenir.

O estudo é dividido em quatro fases e a última se iniciou em fevereiro de 2021, juntamente com o começo da imunização em massa no Brasil, e trouxe uma queda na incidência de comentários com relação à fase anterior, quando a vacina já não é mais uma novidade tão comentada nas redes. O estudo completo está disponível no site da Orbit Data Science.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.