Isabella Botelho; 05/08/2021 às 12:00

Pesquisa aponta que moradores de comunidades e povos tradicionais não se sentem representados pela mídia

Além disso, estudo mostra que a mídia impressa perdeu confiança da população na América Latina

É de conhecimento geral que minorias – pobres, comunidades rurais, mulheres, pretos, ddeficientes, grupos indígenas, idosos e a comunidade LGBTQIA+ – são pouco representadas nos conteúdos de mídia de massa. Diante disso, o Relatório de Consumo de Mídia Latam 2021, publicado pela Sherlock Communications recentemente, conversou com ativistas em diferentes países da América Latina para identificar os grupos que são tradicionalmente ignorados pelo conteúdo da mídia.

Realizada em março deste ano, a pesquisa envolveu 3.100 pessoas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, além de estudos com ativistas destes países. Entre os principais resultados, destacam-se que 86% dos moradores que vivem na favela do Morro da Coroa, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, acreditam ser retratados de forma injusta pela mídia e, dos povos tradicionais, 58% disseram que consideram a representação da mídia “injusta”.

Abaixo, você confere alguns dos principais insights do levantamento.

Mídia impressa perde poder na América Latina

Desde o ano passado, 80% a mais dos latino-americanos disseram nunca ler o jornal impresso. Em 2020, 12% disseram que nunca liam o jornal, enquanto neste ano 22% dos latinoamericanos disseram não ter suas notícias impressas.

Confiança na mídia tradicional

Os latino-americanos são mais propensos a confiar no jornalismo de TV, sites de notícias on-line e blogs do que no jornalismo da mídia . As pessoas em toda a região confiam mais nas notícias das redes sociais do que no conteúdo dos podcasts.

Representação de povos indígenas é limitada

Dos entrevistados, membros de grupos tradicionais, apenas 3% consideram que os indígenas são tratados com justiça na mídia, enquanto 13% consideram que a representação é equilibrada. Outros 16% disseram que não sabiam responder a esta pergunta em particular e quase 10% optaram por “outro” sem dar mais explicações. 58% disseram que consideravam a representação da mídia “injusta”.

Veja o relatório na íntegra aqui.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.