Isabella Botelho; 05/10/2020 às 11:00

Para combater o racismo, Grupo Boticário não usará mais o termo ‘Black Friday’

A partir de agora, a semana de promoções da empresa se chamará "Beauty Week"

O presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, anunciou que a marca não utilizará mais o termo “BlackFriday” como referência ao dia ou semana em que o varejo mundial, online e físico, faz promoções nos diversos setores. O comunicado foi feito através do LinkedIn.

No texto, publicado na terça-feira, 29 de setembro, o executivo afirma que, desde 2013, a empresa vem trabalhando para acompanhar os movimentos em prol da diversidade e inclusão. A decisão de extinguir o termo da divulgação se deu em respeito “aos movimentos que sentem desconforto com o termo” e considerou que há a possibilidade de haver uma origem racista na expressão.

“A dois meses da ‘Black Friday’ – um dos períodos mais relevantes do ano para o varejo e a data mais importante para o comércio eletrônico em todo o mundo, nos deparamos com um incômodo recorrente: há anos conversamos sobre a possível origem do termo “Black Friday”, sobre a ausência de dados científicos que comprovem que ele realmente não se relaciona à questão da escravatura. Então, respeitando os movimentos que sentem desconforto com o termo, decidimos parar de refletir e começar a agir – não teremos mais o termo Black Friday no Grupo Boticário”, afirmou.

Com a mudança, a partir deste ano, a semana de promoções da empresa de cosméticos se chamará “Beauty Week” e a hashtag “#BlackisBeauty” será utilizada para divulgar a ação – em tradução literal, a frase significa “Preto é beleza”. A ação contempla todas as companhias do grupo: O Boticário, Eudora, quem disse, berenice?, Beautybox, Vult, multi, beleza na web e eu me. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.