Nayá Costa; 25/03/2020 às 18:00

O cometa Cecy Procópio

A cabeleireira luta pelo empoderamento feminino e se inspira em sua própria história para incentivar outras mulheres a se aceitarem

Crescer em uma família de mulheres fortes fez com que Cecy Procópio nunca desistisse de seus sonhos. Natural de Eirunepé, interior do Amazonas, ainda aos 14 anos começou a trabalhar com beleza e desde lá sua busca por conhecimento não parou. Em 1987, Cecy decidiu que Manaus era pouco para seus sonhos e foi morar em Londres, onde estudou por 6 meses e aprendeu a se impor e lutar por seus ideais. 

Cecy e a luta contra o câncer

Foto: Caroline Lins

O futuro de Cecy sempre esteve voltado ao aprendizado, às artes e seu amor por viagens. Até que um câncer de mama surgiu de surpresa em meio a sua trajetória. Apesar da notícia, a cabeleireira lidou com o câncer de forma mais leve por conta de seu diagnóstico precoce e por conta de seu trabalho, onde ela entendeu que cada pessoa é uma pessoa, não importando sua cor, raça e afins. “Isso me fez pensar que meu câncer era diferente, então eu lutei pela cura. Tinha 90% de chances e fui atrás dos 10%”.

Apesar das dificuldades em se destacar enquanto mulher, a personalidade forte de Cecy e sua autenticidade garantiram o sucesso que ela é hoje. Cabeleireira há mais de 50 anos, seu nome é conhecido no mercado e sua marca é realizar um trabalho totalmente diferente do que se vê tradicionalmente em salões de beleza. Um de seus objetivos é mostrar para as pessoas que elas não precisam seguir padrões impostos socialmente. 

Nós temos que ser nós mesmas, eu sempre me destaquei exatamente por isso, por ser diferente. Eu me visto diferente e fujo do padrão”. 

Pessoas

Um cometa passou por Cecy, mas ela estava preparada para ele. Afinal, a cabeleireira também é um corpo celeste que difere dos demais, sempre fugindo do comum – excêntrica. Hoje, ela luta pelo empoderamento feminino e se mantém firme, esbanjando autenticidade e personalidade. 

Para Cecy, sempre foi extremamente importante mostrar mulheres reais, como fez em seu livro ‘Pessoas’. Nele, a cabeleireira mostrou como seu trabalho pode ajudar as mulheres a gostarem de si mesmas, se aceitarem naturalmente. Cecy também utilizou o livro para expor suas opiniões e visões de mundo.

Quando questionada sobre o futuro, Cecy Procópio espera fazer o que mais ama: viajar. Sempre muito ligada às artes, ela também busca no futuro aprender mais sobre o tema e se aperfeiçoar. Além disso, Cecy está trabalhando para a criação de seu segundo livro, o Pessoas 2, seguindo a mesma linha de pensamento sobre mostrar mulheres reais.

“Nós enquanto mulheres temos que lembrar que somos fortes, bonitas, que podemos, quando queremos e fazemos. Tudo isso só depende da gente”

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.