Um dos mais importantes eventos do mercado audiovisual do país fora do eixo Rio-São Paulo, o NordesteLAB, está com inscrições gratuitas abertas para o Laboratório de Projetos Universitários até o dia 25 de agosto. Podem se inscrever estudantes universitários a partir de 18 anos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação das áreas de comunicação, artes, cinema, audiovisual e áreas afins, com projetos de desenvolvimento de curtas-metragens de ficção e documental.
As inscrições podem ser feitas através do site: www.nordestelab.com.br.
“Essa é uma ótima oportunidade para que quem está na faculdade possa entender como se dão alguns processos de desenvolvimento de projetos por quem já está na prática cotidiana e profissionalmente. Temos um grande carinho por essa iniciativa, já que o NordesteLAB nasce fruto de discussões na universidade, além do que é uma forma de muitos jovens realizadores saírem da faculdade com uma chancela para as suas produções, foram 05 curtas realizados a partir das premiações que demos junto com parceiros, alguns já foram exibidos em canais de televisão e outros estão circulando por festivais”, explica Gabriel Pires, coordenador do NordesteLAB.
A 3ª edição do Laboratório de Projetos Universitários será realizada entre os meses de setembro e novembro e em três etapas, sendo as duas primeiras online: Masterclasses; Consultorias/Mentorias e Pitching. Para esta última fase, serão selecionados 06 projetos que irão apresentar o pitching, durante a programação do NordesteLAB 2024, em Salvador. O evento vai custear passagem e hospedagem de um integrante por projeto. Além disso, três projetos que se destacarem no pitching serão premiados.
O NordesteLAB
A 10ª edição do NordesteLAB acontece de 3 a 6 de dezembro e é realizada pelo Laboratório Audiovisual e pelo Audiovisual em todos os eixos, viabilizado pela SalCine através da Secretaria de Cultura e Turismo no município de Salvador, com a parceria do YouTube e Canal Futura e apoio do Sebrae-BA. O evento vai reunir na sua programação debates, masterclasses, mesas temáticas, clínicas jurídicas e as tradicionais rodadas de negócios com grandes players do mercado.
“Em nosso 10º ano a ideia é mantermos a nossa estrutura, viabilizando encontros, oportunidades de negócios e muita articulação do setor. Sendo no final do ano haverá uma oportunidade de fazermos um balanço de como foi o ano do setor e apontarmos o que precisamos mudar para sermos mais relevantes enquanto setor econômico no ano de 2025. Para isso teremos muitas discussões sobre os caminhos institucionais do nosso setor”, comenta Gabriel Pires.
Entre as novidades, que serão apresentadas até o início do evento, está uma nova liderança na coordenação geral do evento, a jornalista Rubian Melo. Ela vai atuar em parceria com Gabriel Pires, fundador do NordesteLAB.
“Estou muito feliz de fazer parte da coordenação do NordesteLAB, porque desde 2016 acompanho o evento e sinto que cresci junto com ele, antes atuando como participante do evento nas palestras, rodadas de negócios e no próprio laboratório de roteiro. Meu primeiro passo no mercado internacional foi com o suporte do NordesteLAB. Depois fui player nos projetos universitários e mediadora de palestras, ano passado coordenei a comunicação e agora estou coordenando o evento ao lado de Gabriel. Pra mim, é mais um passo no caminho da melhor versão enquanto profissional e para transformar o evento em uma boa e proveitosa experiência para o público participante”, comenta Rubian Melo.
Reconhecido pelo público justamente pelo formato de conexões e networking entre os participantes e os players, Rubian Melo adianta que o NordesteLAB deste ano não será diferente.
“Esse é o principal evento de mercado audiovisual fora do eixo Rio-São Paulo e, para muitos produtores, é o principal acesso aos players e às atualizações sobre o mercado e tendências, sem contar nas trocas com outros profissionais. Estamos buscando para este ano proporcionar uma experiência interessante, tanto para os novos profissionais que entram no mercado, como os universitários, como para os agentes mais experientes, com parcerias do mercado internacional e residências artísticas, discussões sobre o cenário político, os festivais e os encontros ”, finaliza.
O NordesteLAB é uma plataforma dedicada à promoção e ao avanço do setor audiovisual no Brasil. Ao longo da última década, já reuniu mais de 5.000 participantes do Brasil e de outros 10 países, recebendo mais de 60 players importantes, 400 produtoras, mais de 2.200 reuniões de negócios e a participação de agentes de 20 estados brasileiros.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.