Isabella Botelho; 13/09/2021 às 17:00

Nike celebra parceria com a Casa Florescer e reforça apoio à diversidade

Revitalização da quadra poliesportiva marca o segundo ano de relacionamento com o espaço de acolhimento para mulheres trans em São Paulo

Como parte do compromisso de estabelecer conexões e apoiar iniciativas que promovam a inclusão, a Nike e a Casa Florescer, centro de acolhida pioneira no Brasil para mulheres transexuais e travestis em São Paulo, renovam a parceria iniciada em 2020.

Alberto Silva, gestor da Casa Florescer, enfatiza que a colaboração trouxe uma conexão forte de troca e aprendizagem. “Quando a Nike faz a conexão com as pessoas acolhidas, é algo extremamente positivo, que potencializa outras possibilidades de acesso a algo que muitos não tiveram apenas por serem quem são. O esporte, para esta população que sofreu inúmeras violências devido sua existência, acaba se tornando uma terapia e até mesmo um facilitador de descoberta de aptidões subjetivas, propiciando assim um melhor relacionamento interpessoal”, conclui Alberto.

Rihanna Borges, 27 anos, está morando na Casa Florescer há seis meses e destaca a importância da parceria para trazer visibilidade para essas mulheres transexuais e travestis. “O esporte tem um grande significado. Então, hoje, temos um espaço lindo, mas a nossa quadra estava apagada e a Nike teve essa visão, esse cuidado, esse carinho de elevar essas vozes, e contar quem são essas mulheres trans e travestis da Casa Florescer. É falar sobre esses corpos e mostrar essas vozes, é sobre eu estar conectada com pessoas. É erguer não só a bandeira trans, mas erguer todas as bandeiras, porque eu represento todas elas. A nossa luta não é só pela causa trans, é por todas as causas”.

Para promover uma rotina de atividade física para as moradoras do centro, estimular o acesso ao esporte e o impacto social positivo, a Nike revitalizou a quadra poliesportiva do espaço, que ainda ganhou um mural artístico de 35 metros, criado pelo jovem artista pernambucano Lucas Andrade. O mural é inspirado em mensagens das próprias moradoras da Casa sobre empoderamento e inclusão, traz elementos visuais do universo esportivo, e também retrata algumas das mulheres da Casa que participaram da ação.

Gabriela Guimarães, atleta da Seleção Brasileira de vôlei e medalhista de prata em Tóquio, marcou presença na inauguração, trazendo ainda mais inspiração para o momento. “Fico muito feliz em ver a energia da conquista de uma medalha tão importante se transformando em incentivo para a prática do esporte. Participar da celebração da nova quadra da Casa Florescer reforça a importância de promover cada vez mais oportunidades para que as pessoas possam praticar esporte. Espaços inclusivos e inspiradores como esses são fundamentais”, comentou a atleta sobre o convite.

Já para Lucas, conhecer a história das moradoras foi essencial para trazer autenticidade na construção do projeto. “Eu acho que a arte tem o poder de mudar o mundo, de inspirar, questionar e representar. Isso me emociona até, porque olhando agora, contribuir artisticamente para este trabalho deu esperança e perspectiva de vida para essas mulheres. Elas viram que são fonte de inspiração e referência para muita gente, que elas devem ser reconhecidas assim. Essa foi a maior lição, eu estava contando a história delas e que precisam ser ouvidas”, conta Lucas sobre como foi importante conhecer a história das moradoras da Casa para o processo criativo do mural.

O mural e a quadra ainda trazem mensagens da iniciativa Be True, criada em 2012 por funcionários da comunidade LGBTQIA+ da empresa, que, neste ano, celebra o Orgulho em Movimento, fazendo referência ao esporte como um aliado e como uma plataforma a favor da defesa dos direitos da comunidade, mostrando que a prática esportiva e as atividades físicas devem ser inclusivas e um espaço de acolhimento.

“Temos uma longa história de promoção da igualdade em questões de raça, gênero e orientação sexual. Mas reconhecemos que ainda são muitas as barreiras cotidianas enfrentadas pela comunidade LGBTQIA+ no Brasil, principalmente pelas mulheres trans. A Casa Florescer cumpre um papel social muito importante e por isso temos orgulho em apoiar o trabalho que vem sendo realizado, que também reflete a diversidade dos nossos funcionários, atletas e consumidores, além de promover acesso ao esporte como plataforma de acolhimento e inclusão para essas meninas”, reforça Bruno Teixeira, Gerente de Propósito da FISIA, Distribuidora Oficial Nike no Brasil.

Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.