Patrícia Patrocínio; 06/05/2021 às 16:00

Negritude nortista em mais um ato de resistência: assista agora o documentário ‘Abebé’

O documentário é resultado da parceria entre o movimento Encrespa Geral Manaus e o Grupo Picolé da Massa

No dia 04/05 foi ao ar o documentário “Abebé”, resultado da parceria entre o movimento Encrespa Geral Manaus e o Grupo Picolé da Massa. O curta de seis minutos apresenta as narrativas de mulheres negras do Amazonas, dentre elas, artistas, trancistas e educadoras que protagonizam e narram suas experiências de aceitação dos seus cabelos crespos.  

(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Embora essa relação por vezes seja dolorosa, o curta ressalta a importância e significado que os cabelos crespos e cacheados representam, especialmente em relação à autoestima e processo de identidade. Além disso, como plano de fundo, traz uma reflexão sobre a reconexão com a estética negra, que muitas vezes nos é dissociada, devido ao processo histórico que culminou na tentativa de apagamento de nossas identidades negras.

O curta foi gravado na Cachoeira do Leão, localizada na rodovia Am 010 e é um dos projetos contemplados pelo Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020, Lei Aldir Blanc. Há quase uma década desenvolvendo atividades de valorização e aceitação da estética negra local, o movimento Encrespa Geral Manaus se uniu ao Grupo Picolé da Massa, através da multiartista Keila Serruya Sankofa, diretora do curta, para lançar mais uma preciosidade da negritude nortista. Confira abaixo: 

 

Ficha técnica 

Realização: Encrespa Geral Manaus

Parceria: Grupo Picolé da Massa

Direção: Keila Serruya Sankofa

Direção de fotografia: João Paulo Machado

Assistente de produção: Ádria Praiano e Wallace Modesto

Produção: Jéssica Dandara

Trancistas: Raymonde Degohunkpe, Celestine Dossou, Carlota Maia, Ádria Praiano e Fernanda Varela

Participação: Luciana Gorgonha, Kerolayne Kemblin e Deborah Cristina

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.