Patrícia Patrocínio; 21/06/2021 às 15:00

Músico mineiro Marcos Brey lança o álbum “Luzir”

Trabalho apresenta a faceta roqueira do músico e traz a periferia como inspiração

Artista residente em Ribeirão das Neves, Marcos Brey, apresenta “Luzir”, novo disco que marca sua caminhada de mais de 20 anos de atuação na música. Com oito faixas, o disco traz diferentes variações sonoras do rock, principal influência musical de Brey, com narrativas inspiradas em suas relações, afetos e vivências. As músicas demonstram a versatilidade de Brey como compositor, bem como sua sensibilidade como letrista, com narrativas nas quais retrata suas descobertas, trajetória e amadurecimento pessoal e artístico.

O nome do disco “Luzir” vem de iluminar, de dar luz tanta à sua caminhada como artista negro e também de valorizar seu território de origem, região que é uma grande periferia reconhecida principalmente pelos aspectos ligados à precariedade estrutural e por abrigar um grande número de penitenciárias.  Brey enfatiza a potência artística da região, com toda a diversidade que carrega, o que raramente é lembrado. “Neves brilha muito, em todas as áreas, e a artística é efervescente. Por isso, dar um nome que alude a luz a este trabalho artístico, é também muito simbólico”, reforça. Além das referências musicais, Luzir trata também da arte produzida por pessoas pretas e faz referências à cultura pop ao homenagear o herói Pantera Negra, vivido pelo norte-americano Chadwick Boseman, ator falecido em 2020.

“Isso tudo desdobra-se em outra questão, a da cor de pele preta. É bem difícil brilhar sendo periférico, de origem humilde e preto, então o ‘Luzir’ é sobre isso também, e meu figurino para as fotos do disco será inspirado no herói negro Pantera Negra, porque sinto que é preciso dizer disso neste e em todo trabalho que eu fizer, visto o contexto de ódio que temos vivido direcionado às pessoas pretas, e como cidadão e artista é urgente me expressar nesse sentido”, conclui. 

O primeiro single “Paladino” foi lançado nas plataformas em fevereiro, já o álbum Luzir será lançado no dia 26 de junho, com direito a live, às 20h no YouTube . Luzir conta com arranjos de Marcos Brey, Zaga Batera, Philipe Marim e Hudson Abreu. Produção musical e executiva do próprio Marcos Brey. Produção Executiva, Direção Musical e Artística: Marcos Brey. Confira abaixo o single ‘Paladino’:

Sobre Marcos Brey:

Marcos Brey é o pseudônimo artístico de João Marcos Washington de Almeida, nascido em Belo Horizonte na primavera de 1984. Mora em Ribeirão das Neves-MG/Brasil, desde seus 12 anos e, por isso, considera-se um nevense, pois lá aprendeu toda sua formação artística.

Brey é músico, produtor cultural e sociólogo, e faz parte do Instituto Cultural Semifusa, atuando como professor na rede pública de educação de Minas Gerais. Foi baterista em bandas de rock na sua adolescência e em 2012, começou a apresentar suas composições de forma intimista, à voz e violão, e posteriormente, no formato banda. Circulou pelo estado de Minas Gerais, em festivais de música autoral como o Festival Escambo, Festival Mamute e o Festival Pá na Pedra, de sua cidade. Em 2018 lançou o disco Alento, obra instrumental que é também espetáculo de dança, interpretado pela bailarina e coreógrafa Rachel Miranda. Em 2020, realizou o projeto “Coração Negro”, ao lado do Coral Vozes de Campanhã, ação que direcionou lives à escolas de Ribeirão das Neves, com apresentações musicais e bate-papo sobre cultura negra e quilombola. Mais informações sobre o artista: https://www.marcosbrey.com/  

Ficha técnica do Disco Luzir:

Produção Executiva, Direção Musical e Artística: Marcos Brey  

Gravação, Mixagem e Masterização: Silas Lopes e Marcos Brey  

Gravado no estúdio Casa Radar – Belo Horizonte-MG, Brasil   

Faixas:

1.A História de Juan González

2.Paladino 

3.Flor 

4.Menina Gauche

5.Ônibus

6.Esperança

7.Luzir

8.Eclipse

 

Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.