Artista residente em Ribeirão das Neves, Marcos Brey, apresenta “Luzir”, novo disco que marca sua caminhada de mais de 20 anos de atuação na música. Com oito faixas, o disco traz diferentes variações sonoras do rock, principal influência musical de Brey, com narrativas inspiradas em suas relações, afetos e vivências. As músicas demonstram a versatilidade de Brey como compositor, bem como sua sensibilidade como letrista, com narrativas nas quais retrata suas descobertas, trajetória e amadurecimento pessoal e artístico.
O nome do disco “Luzir” vem de iluminar, de dar luz tanta à sua caminhada como artista negro e também de valorizar seu território de origem, região que é uma grande periferia reconhecida principalmente pelos aspectos ligados à precariedade estrutural e por abrigar um grande número de penitenciárias. Brey enfatiza a potência artística da região, com toda a diversidade que carrega, o que raramente é lembrado. “Neves brilha muito, em todas as áreas, e a artística é efervescente. Por isso, dar um nome que alude a luz a este trabalho artístico, é também muito simbólico”, reforça. Além das referências musicais, Luzir trata também da arte produzida por pessoas pretas e faz referências à cultura pop ao homenagear o herói Pantera Negra, vivido pelo norte-americano Chadwick Boseman, ator falecido em 2020.
“Isso tudo desdobra-se em outra questão, a da cor de pele preta. É bem difícil brilhar sendo periférico, de origem humilde e preto, então o ‘Luzir’ é sobre isso também, e meu figurino para as fotos do disco será inspirado no herói negro Pantera Negra, porque sinto que é preciso dizer disso neste e em todo trabalho que eu fizer, visto o contexto de ódio que temos vivido direcionado às pessoas pretas, e como cidadão e artista é urgente me expressar nesse sentido”, conclui.
O primeiro single “Paladino” foi lançado nas plataformas em fevereiro, já o álbum Luzir será lançado no dia 26 de junho, com direito a live, às 20h no YouTube . Luzir conta com arranjos de Marcos Brey, Zaga Batera, Philipe Marim e Hudson Abreu. Produção musical e executiva do próprio Marcos Brey. Produção Executiva, Direção Musical e Artística: Marcos Brey. Confira abaixo o single ‘Paladino’:
Sobre Marcos Brey:
Marcos Brey é o pseudônimo artístico de João Marcos Washington de Almeida, nascido em Belo Horizonte na primavera de 1984. Mora em Ribeirão das Neves-MG/Brasil, desde seus 12 anos e, por isso, considera-se um nevense, pois lá aprendeu toda sua formação artística.
Brey é músico, produtor cultural e sociólogo, e faz parte do Instituto Cultural Semifusa, atuando como professor na rede pública de educação de Minas Gerais. Foi baterista em bandas de rock na sua adolescência e em 2012, começou a apresentar suas composições de forma intimista, à voz e violão, e posteriormente, no formato banda. Circulou pelo estado de Minas Gerais, em festivais de música autoral como o Festival Escambo, Festival Mamute e o Festival Pá na Pedra, de sua cidade. Em 2018 lançou o disco Alento, obra instrumental que é também espetáculo de dança, interpretado pela bailarina e coreógrafa Rachel Miranda. Em 2020, realizou o projeto “Coração Negro”, ao lado do Coral Vozes de Campanhã, ação que direcionou lives à escolas de Ribeirão das Neves, com apresentações musicais e bate-papo sobre cultura negra e quilombola. Mais informações sobre o artista: https://www.marcosbrey.com/
Ficha técnica do Disco Luzir:
Produção Executiva, Direção Musical e Artística: Marcos Brey
Gravação, Mixagem e Masterização: Silas Lopes e Marcos Brey
Gravado no estúdio Casa Radar – Belo Horizonte-MG, Brasil
Faixas:
1.A História de Juan González
2.Paladino
3.Flor
4.Menina Gauche
5.Ônibus
6.Esperança
7.Luzir
8.Eclipse
Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.